RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA AGRICULTURA

Autores

  • CASSIA RYANE DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Tiradentes
  • LUIZ CARLOS TENORIO DE HOLANDA JUNIOR Centro Universitário Tiradentes
  • LUANA MYLENA VIEIRA DA SILVA Centro Universitário Tiradentes
  • JOSE FERREIRA DA SILVA NETO Centro Universitário Tiradentes
  • GIORDANO BRUNO MEDEIROS GONZAGA Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Gesso agrícola, Reutilização, Sustentabilidade.

Resumo

Introdução: A utilização do gesso, vem crescendo a cada ano, devido à expansão do setor da construção civil, principalmente com a tecnologia Drywall, método de construção de paredes e tetos interiores utilizando-se painéis pré moldados de gesso, mas consequentemente, o volume de resíduos sólidos gerados, cresce progressivamente. A maioria desses resíduos não tem destinação final adequada, gerando impactos ambientais como degradação da fauna, flora e áreas de mananciais, além disso reduzindo a vida útil dos aterros, visto que o gesso torna-se tóxico ao meio ambiente em contato com água e o ar. As possibilidades de minimizar o impacto ambiental, portanto, são a redução da geração do resíduo, a reutilização e a reciclagem (JORNAL DA UNICAMP, 2012). A reutilização deste resíduo sólido, como gesso agrícola, torna-se uma alternativa economicamente viável, aos produtores de baixa renda, assim aumentando a produtividade e qualidade de vida dos familiares. Ao se aplicar o gesso agrícola no solo, cuja acidez da camada superficial foi corrigida com calcário, o sulfato movimente-se para camadas inferiores acompanhado de cátions, o que aumentaria o teor de cálcio e magnésio e diminuiria a toxidez de alumínio. Essa ação tende a melhorar o ambiente do solo para o desenvolvimento das raízes. Esses efeitos são observáveis desde o primeiro ano de aplicação do material. Objetivo: O presente trabalho visa apresentar uma utilidade para o resíduo de gesso da construção civil destinando seu uso aos pequenos produtores, para tornar-se uma alternativa economicamente viável, aos produtores de baixa renda, assim aumentando a produtividade e qualidade de vida dos familiares. Metodologia: O trabalho foi fundamentado em pesquisas de literatura, para fomentar argumentos necessários a viabilidade do resíduo de gesso na engenharia civil, em uso na agricultura familiar. Com isso, artigos publicados, teses e normas técnicas, foram escolhidos como fonte. Sendo assim, as fontes selecionadas, foram utilizadas como coleta de dados, além de leituras seletivas e críticas. E por fim, levantamento de empresas que trabalham com descarte de resíduos sólidos. Resultados: Com base em resultados obtidos, mostrou-se que o uso do gesso reciclado, fornece maior desenvolvimento das raízes e menor toxidez e aumento de Cálcio, é fundamental para o desenvolvimento das plantas. É de grande importância a reciclagem do gesso, composto principalmente por gipsita (CaSO4 2H2O), pois a forma inadequada de descarte traz sérios danos ao meio ambiente, uma forma de reciclagem seria seu uso como gesso agrícola para aumentar a produtividade de pequenos produtores. Conclusão: Há grande possibilidade de aumento da produção de culturas com o uso de gesso. O efeito em geral não é espetacular, mas persiste por muitos anos, sendo, assim, vantajoso do ponto de vista econômico. O conhecimento atual permite inferir na necessidade de maiores aplicações em relação às recomendações atuais dos órgãos oficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOUZA, R. J. de; OLIVEIRA, A. H. R. de; MOURA, M. S.. Tratamento dos Resíduos de Gesso da Construção Civil: o caso das construtoras na cidade de Maceió. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Palmas

CAVALCANTE. C. F. B; MIRANDA, A. C. P. de. Estudo sobre alternativas para gestão dos resíduos de gesso oriundos da construção civil. Encontro Internacional de Produção Cientifica. Paraná: CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2011. 4p.

SANTOS, E.C.G. Aplicação de resíduos de construção e demolição reciclados (RCD-R) em estruturas de solo reforçado. São Carlos, Universidade de São Paulo, 2007. 168p.

BRASIL. Ministério de Ciência e Tecnologia. Centro de Tecnologia Mineral. Agrominerais para o Brasil. Editores José Farias de Oliveira; Francisco Rego Chaves Fernandes; Zuleica C. Castilhos. Rio de Janeiro: CETEM; MCT, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DRYWALL. Resíduos de gesso na construção civil: coleta, armazenagem e reciclagem. São Paulo/SP: Agns, 2012.

NASCIMENTO, F. J. F.; PIMENTEL, L. L. Reaproveitamento de resíduo de gesso. In: Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas, 15, 2010, Campinas/SP. Anais... Campinas/SP: EIC, 2010. 6 p

JORNAL DA UNICAMP. Em busca do gesso sustentável. Campinas/SP: Jornal da UNICAMP, 2012. Disponível em: . Acesso em: 29/09/2019.

ARAÚJO, A. P. B; FERNANDES, A. L. T. O passivo ambiental do fosfogesso gerado nas indústrias de fertilizantes fosfatados e as possibilidades de aproveitamento. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA - Centro Científico Conhecer, Goiânia/GO, v. 9, n.16; p. 29-53, 2013.

MOREIRA, P. R. Manejo do solo e recomposição da vegetação com vistas a recuperação de áreas degradadas pela extração de bauxita, Poços de Caldas, MG. 2004. 139 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Rio Claro/SP, 2004.

PERES, L. S.; BENACHOUR, M.; SANTOS, V. A. Gesso: produção e utilização na construção civil. Recife/PE: SEBRAE, 2008.

OLIVEIRA, P (2016) Utilização de resíduos do gesso da construção civil na produção de novos materiais. – Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - Edição nº 11 Vol. 01/ 2016 julho/2016.

KANNO, W. M. Propriedades mecânicas do gesso de alto desempenho. 2009. 130 f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos/SP, 2009.

SOUSA, Djalma M. Gomes de et al. Uso de Gesso Agrícola nos Solos do Cerrado. Circular Técnica 32. Planaltina-DF: Embrapa Cerrados, 2005. Disponível em: www.cpac.embrapa.br/download/2180/t Acesso em: 2015-08-09.

NUNES, T (2007). Materiais para construção civil. Disponível em: https://engenhariacivilfsp.files.wordpress.com/2015/03/aula-07-gesso-paraconstruc3a7c3a3o-civil.pdf. Acesso em: 29/09/2019.

REGO, L. (2010). Gesso. Disponível em: http://www.tooluizrego.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/2790/30/arquivos/File/Disciplinas%20Conteudos/Quimica%20Subsequente/Quimica%20Inorganica/Carlos_3_Semestre_Tec_Quimica_Gesso_Cal.pdf. Acesso em: 29/09/2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

LIMA, C. R. D. O., JUNIOR, L. C. T. D. H., SILVA, L. M. V. D., NETO, J. F. D. S., & GONZAGA, G. B. M. (2020). RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA AGRICULTURA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12189

Edição

Seção

Ciências Exatas