APLICAÇÃO DO USO BAMBU BAMBUSA VULGARIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • LUIZ CARLOS TENÓRIO DE HOLANDA JUNIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES / PROVIC-UNIT
  • LUANA MYLENA VIEIRA DA SILVA
  • BRUNA CAMERINO LIRA UCHOA

Palavras-chave:

Concreto armado, Propriedades mecânicas, Recurso renovável.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento de materiais de baixo custo na construção civil torna-se uma exigência atual básica. Devido à sua grande abundância, às suas várias aplicações e pela facilidade de seu plantio, o bambu é uma matéria-prima disponível, renovável e de uso ecologicamente sustentável a ser explorada (Ghavami, 1992). Sua reprodução é rápida, pode ser cortado anualmente sem a necessidade de replantio, apresentando um grande potencial agrícola. Ele apresenta uma das estruturas mais perfeitas da natureza, pois combina flexibilidade com leveza. (PEREIRA e BERALDO, 2007). Objetivo: O presente projeto tem como objetivo analisar o bambu em suas propriedades mecânicas e resistência a esforços suficientes para ser usado como material de construção, devido a sua complexidade e por ser um material ainda pouco estudado no mercado, por meio da realização de ensaios no bambu bambusa vulgaris. Metodologia: Para os ensaios mecânicos propostos, serão realizados os ensaios mecânicos experimentais em laboratório, na resistência aos esforços de compressão, e aos esforços de tração, sendo coletados no Parque Municipal de Maceió, AL. Resultados: Pararealizar o  Os ensaios serão realizados por meio de do corpos de prova (CP) para na análise da resistência à compressão, esta é obtida dividindo a carga máxima que o CP resistir pela área de sua seção transversal. Serão três CP para a posição de cada colmo, (base, intermediário e topo). Seguindo as recomendações da ISO/TC165 N314 (1999), cada CP deve ser cortado com uma altura aproximadamente igual ao seu diâmetro externo. Para a resistência à tração, serão retirados de cilindros de bambu algumas tiras, sendo realizadas medidas de largura e espessura para direção tangencial e radial às fibras na região do estrangulamento. Para os ensaios de tração axial do bambu o comprimento das amostras de cilindros de bambu de 20 centímetos, com e sem nó, a cada dois metros do colmo, extraídas tiras paralelas às fibras, com largura de 12 milímetros e espessura da parede do colmo. Utilizando a quantidade de quatro CP para cada uma das posições no colmo (base, intermediário e topo), dois para avaliar a resistência à tração das fibras internas e dois para as fibras externas. Conclusão: Considerando que os objetivos desse trabalho estão relacionados com a obtenção das propriedades mecânicas de resistência à compressão e a tração, verificando se os resultados das propriedades mecânicas superam aproximam-se as resistências do aço, material utilizado no concreto armado, demonstrando eficiência superior deste material. [WU1] A partir da resistência a compressão e da resistência a tração, obter o cálculo da área média da seção transversal onde ocorrer a ruptura. E avaliar não só a influência da presença do nó, como também a posição das fibras em relação à parede do bambu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUNKELBERG, Klaus. Bamboo as a building material. In: IL31 Bambus, Karl Krämer Verlag Stuttgart, 1992.

EUROCODE. “Design of concrete structures: Part 1: General rules and rules for buildings.” London UK, 1992, p. 252.

GHAVAMI, K. Um material alternativo na Engenharia, Revista Engenharia e Construção Civil nº 492. São Paulo: Ed. Técnica Ltda., 1992.

GHAVAMI, K; MARINHO, A. Propriedades físicas e mecânicas do colmo inteiro do bambu da espécie Guadua Angustifólia (artigo técnico) – PUC-RIO, Departamento de Engenharia Civil, 2004.

GLENN, H. E. Bamboo reinforcement of portland cement concrete structures. Clemson College Engineering Experiment Station. Bul. 4. Clemson, S.C, 1950.

GÓES, Jorge L. N. de. Materiais derivados de madeira (aplicação estrutural). Campo Mourão, 2011. 34 p.

ISO/TC165 N314 - International Organization ForStandardization. Determination of Physical andMechanical Properties of Bamboo, 1999, 20 p.

LANGENHEIM, JOHN. Eco Watch. 2008. In: DESTINASIAN. FEBRUARY/MARCH 2008.

LOPEZ, Oscar Hidalgo. Manual de Construccíon com Bambu. Cali, Colômbia: EstudiosTecnicos Colombianos, 1981. Universidad Nacional de Colombia y Centro de Investigacción de Bambu y Madera CIBAM.

PEREIRA, Marco A. R.; BERALDO, Antonio L. Bambu de corpo e alma. 1. ed. Bauru, SP: Canal6, 2008.

PEREIRA, MARCO A. R.; BERALDO, ANTONIO L. Bambu de Corpo e Alma. Ed. Canal 6, Bauru/SP, 2007.

SOUZA, Lucimeire B. Z. de. Lajes com armadura de bambu: um estudo comparativo com as lajes convencionais de aço. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR, 6, 2009. Maringá. Disponível em: http://www.cesumar.br/epcc2009/anais/lucimeire_brenzan_zampar_souza.pdf. Acesso em: 17 maio. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

JUNIOR, L. C. T. D. H., SILVA, L. M. V. D., & UCHOA, B. C. L. (2020). APLICAÇÃO DO USO BAMBU BAMBUSA VULGARIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12188

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC