ANÁLISE DA FLUORESCÊNCIA DAS RESINAS COMPOSTAS DE DIFERENTES MARCAS COMERCIAIS

Autores

  • Janaina soares da silva UNIT
  • Rejane Kelly Andrade Beiriz Unit
  • Anna Thereza Peroba Rezende Unit
  • Laís Lemos Cabral Unit
  • Rafaela Cavalcante Amaral Unit

Palavras-chave:

Dentística operatória¹, Fluorescência ², Odontologia³

Resumo

A fluorescência é um efeito óptico característico dos dentes naturais, e é definida como a capacidade de absorver luz de um determinado comprimento de onda e, em resposta, emitir luz em um comprimento de onda diferente. Desta forma, nos dentes naturais a fluorescência é caracterizada pela absorção de luz ultravioleta, seguida da emissão de luz visível com curto comprimento de onda, interpretada como azulada. Além disso, a dentina apresenta uma fluorescência maior do que o esmalte, pois a fluorescência está relacionada aos pigmentos orgânicos fotossensíveis presente no elemento dental (COSTA et al 2014; BARATIERE et al, 2018). Com a exigência dos pacientes por um padrão de estética cada vez mais alta, os materiais odontológicos vêm evoluindo e buscando cada vez mais restabelecer não somente a função, mas também a estética, onde destacamos a forma e a cor de maneira que simulem de estrutura dental. Para isso, os materiais restauradores estão sendo formulados com características ópticas semelhantes à do elemento dental, como por exemplo, a fluorescência (NORA et al, 2013). A pesquisa tem como objetivo principal analisar o grau de fluorescência das resinas compostas de diferentes marcas comerciais. Serão confeccionados corpos de resinas compostas tanto de esmalte como de dentina na cor A2, com o auxílio de uma matriz de acrílico rígida e transparente, em formato circular, assim todos os corpos terão as mesmas dimensões. As marcas comerciais de resina que serão utilizadas são: Z350 XT (3M ESPE), Empress Direct (Ivoclar), Forma (Ultradent). O fotopolimerizador será o Valo Cordless – Ultradent com intensidade de  1000mW/cm2. Logo após, será confeccionada uma caixa de madeira pintada com tinta preta fosca para evitar reflexos e a ação de outras fontes de luz.  Os corpos de resinas serão colocados dentro dessa caixa, e identificados quanto ao esmalte, dentina e marca comercial. E iluminados apenas pelas lâmpadas emissoras de radiação ultravioleta. Além disso, serão realizadas fotografias para avaliar a fluorescência das resinas compostas. E para essas fotografias será padronizado a abertura do diafragma, distância focal e Iso e será utilizada uma escala para quantificar a fluorescência de cada resina. Desta forma, espera-se avaliar o grau de fluorescência das resinas compostas para que desta forma, seja identificada a marca comercial que possua uma adequada florescência para proporcionar uma melhor estética aos pacientes. Por fim, é de suma importância que os cirurgiões dentistas tenham conhecimento sobre as características ópticas dos elementos dentais e dos materiais restauradores, além de saber quais as resinas compostas atualmente que mais se assemelham aos dentes para auxiliar na criação de restaurações mais estéticas para os pacientes. Pois o policromatismo é uma característica natural dos dentes e tenta ser imitada pelos materiais restauradores através das partículas de carga, bem como adição de pigmentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Paulo Victor et al. Substituição de restaurações estéticas anteriores: efeito da fluorescência de resinas compostas na odontologia estética. Rev Odontol Bras Central, Goiais V. 23 N. 67, 2014 Disponível em < http://www.robrac.org.br/seer/index.php/ROBRAC/article/view/875> Acessado em 26 de Maio de 2019.

BARATIERI et al.Odontologia Restauradora. Fundamentos e posibilidades volume 1. Livraria ed. Santos Ltda., cap.8, p.144, 2018.

NORA, Ângela Dalla et al. Intensidade de fluorescência em resina composta: influência do polimento superficial e dos meios de armazenagem. Rev. odontol. UNESP, Araraquara, v. 42, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000200007&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 17 de Maio de 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

silva, J. soares da, Beiriz, R. K. A., Rezende, A. T. P., Cabral, L. L., & Amaral, R. C. (2020). ANÁLISE DA FLUORESCÊNCIA DAS RESINAS COMPOSTAS DE DIFERENTES MARCAS COMERCIAIS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12181

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC