ESTRATIFICAÇÃO DE COMPÓSITOS ATRAVÉS DE RESINAS BULK FILL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • ÂNGELA BEATRIZ SANTOS FERREIRA CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES (UNIT-AL)

Palavras-chave:

odontologia estética, resina bulk fill e materiais dentários.

Resumo

INTRODUÇÃO: As resinas compostas são amplamente utilizadas nas confecções de restaurações, principalmente por sua capacidade precisamente às características ópticas dos dentes, entretanto, ainda apresentam propriedades a serem melhoradas. Dentre elas, a contração de polimerização, que resulta em estresse na interface dente-restauração. Com a finalidade de suprir essa e outras desvantagens, foram lançadas as resinas bulk fill (RBF), que possibilita aos profissionais a inserção na cavidade dental em incremento único e otimização do tempo de trabalho clínico, caracterizando um avanço na odontologia restauradora. Ponderando as vantagens e desvantagens do material, sabe-se que quando aplicada de forma correta, as resinas bulk fill apresentam características consideráveis. OBJETIVO: Analisar a produção científica sobre a estratificação de compósitos através de resinas bulk fill. METODOLOGIA: Utilizou-se artigos, disponíveis na base de dado eletrônica: Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS). Os critérios de inclusão para seleção da amostra foram: artigos publicados em português e inglês que retratassem a temática em estudo, nas referidas bases nos últimos 10 anos. RESULTADOS: Dentre os estudos analisados, foi demonstrado que as propriedades pertinentes ao uso de incrementos de maiores diâmetros estão relacionadas à alta translucidez do material que permite o alcance maior da luz emitida durante a fotoativação. Sendo assim, algumas características são somadas as resinas bulk fill, como: menor tempo gasto pelo profissional, facilidade na execução da escultura e a diminuição da contração de polimerização. A translucidez das resinas bulk fill foi apontada como desvantagem do material, sendo esta vista no resultado final do processo restaurador. Por outro lado, esta característica é inerente ao material, pois facilita a passagem de luz para a fotoativação da camada mais interna do compósito. CONCLUSÃO: As resinas compostas bulk fill apresentam aspectos ideais para realização de restaurações diretas, pois minimizam a sensibilidade e promovem facilidade de técnica, tornando a rotina do cirurgião-dentista mais ágil e comparado as resinas compostas convencionais. Embora a maioria dos fabricantes afirmem que a resina bulk fill não requer uma camada superficial adicional de resina convencional, é recomendado uma camada de 2 mm dessa resina em áreas de alta carga oclusal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Caneppele, TM; Bresciani, E. Bulk-fill resin composites: the state-of-the-art. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent; 70(3): 242-248, jul.-set. 2016.

Vicenzi, CB; Benetti, P. Características mecânicas e ópticas de resinas bulk-fill: revisão de literatura. RFO, Passo Fundo, v. 23, n. 1, p. 107-113, jan./abr. 2018.

Muraro, DF; Steffen, SP; Donassollo, SH; Donassolo, TA. Resinas Compostas de Preenchimento Único – Relato de Caso. Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.2, p. 180-185, abr./jun. 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

SANTOS FERREIRA, ÂNGELA B. (2020). ESTRATIFICAÇÃO DE COMPÓSITOS ATRAVÉS DE RESINAS BULK FILL: REVISÃO DE LITERATURA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12169

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas