Cirurgia bariátrica na adolescência: vale a pena?

Autores

  • Mikéssia Miranda de Lacerda Centro Universitário Tiradentes
  • Renata Grazielly de Farias Gonzaga Centro Universitário Tiradentes
  • Raphaela Costa Ferreira Centro Universitário Tiradentes
  • Danielle Alice Vieira da Silva Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

adolescência, adolescente, cirurgia bariátrica.

Resumo

A cirurgia bariátrica é realizada em adolescentes desde a década de 1970 (CHILDERHOSE JE et al. 2017). Com a crescente gravidade da obesidade observada nas populações mais jovens, juntamente com os efeitos modestos da maioria das intervenções comportamentais e até farmacológicas, houve um aumento do interesse e atenção na cirurgia bariátrica em populações mais jovens (MCGINTY et al. 2015). Além dos relatórios que mostram a segurança e a eficácia da cirurgia bariátrica de adolescentes, vários pesquisadores demonstraram uma melhora significativa nos principais parâmetros fisiológicos e metabólicos (metabolismo da glicose, pressão arterial elevada, dislipidemia etc.), oferecendo diretrizes atualizadas por consenso pelas indicações de intervenção cirúrgica, bem como o desenvolvimento de cuidados multidisciplinares específicos para adolescentes (THAKKAR RK et al. 2015). Uma revisão da literatura atual foi realizada para discutir a cirurgia bariátrica e nutrição para o paciente adolescente. Estudos mostram que a maioria dos adolescentes com obesidade se torna adultos obesos, aumentando assim o risco de desenvolver condições de saúde graves e debilitantes (NOGUEIRA et al.2014). Objetivo: Avaliar o efeito da cirurgia bariátrica na adolescência. Métodos:Este trabalho foi realizado através de uma revisão de artigos científicos envolvendo a avaliação do efeito da cirurgia bariátrica. Utilizando-se da base de dados do PubMed  com os termos de pesquisa “bariatric surgery, teenager and adolescence” em outubro de 2019. Possuindo como critérios de inclusão: estudos realizados com adolescentes, publicados nos últimos 5 anos. Foram encontrados 884 artigos, dos quais foram 50 pertinentes ao objetivo deste estudo. Resultados e Conclusão: Foram avaliados nas pesquisas em adolescentes obesos submetidos à cirurgia bariátrica entre idades de 12 a 19 anos, seus efeitos em longo prazo, diminuição do IMC, a melhora de comorbidades relacionadas à obesidade e a qualidade de vida. No entanto algumas deficiências específicas, de micronutrientes se mostraram como riscos associados antes e após a cirurgia, além de fatores de o comportamento alimentar e atividade física sendo crucial para a sustentabilidade do peso perdido. Quando o IMC é <35 tratamentos menos invasivos, que comprovadamente apresentam benefícios significativos, devem ser considerados. A cirurgia bariátrica em adolescentes tem se mostrado segura e eficaz, mas é preciso acompanhamento profissional para evitar possíveis complicações nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikéssia Miranda de Lacerda, Centro Universitário Tiradentes

Universitária, unit

Renata Grazielly de Farias Gonzaga, Centro Universitário Tiradentes

Universitária, unit

Raphaela Costa Ferreira, Centro Universitário Tiradentes

orientadora

Danielle Alice Vieira da Silva, Centro Universitário Tiradentes

orientadora

Referências

BEAMISH, Andrew J; REINEHR,Thomas. A CIRURGIA BARIÁTRICA DEVE SER REALIZADA EM ADOLESCENTES?. Disponível em: <https://eje.bioscientifica.com/view/journals/eje/176/4/D1.xml>. Acessado em: 04 de out. 2019.

Basdevant. CIRURGIA BARIÁTRICA EM ADOLESCENTES. Rev Prat. Jun 2015; 65 (6): 760-2. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26298894>. Acessado em: 04 de out. 2019.

SHOAR, Saeed; MAHMOUDZADEH Habibollah; et al. Resultados a longo prazo da cirurgia bariátrica em adolescentes obesos mórbidos: uma revisão sistemática e uma meta-análise de 950 pacientes com seguimento mínimo de 3 anos. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28573535 >. Acessado em: 04 de out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Lacerda, M. M., de Farias Gonzaga, R. G., Ferreira, R. C., & Vieira da Silva, D. A. (2020). Cirurgia bariátrica na adolescência: vale a pena?. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12164

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas