INVENTÁRIO E MAPEAMENTO DAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DE MATRIZ DE CAMARAGIBE - AL
Palavras-chave:
Arquitetura e Urbanismo, História de Alagoas, Patrimônio Histórico.Resumo
Introdução: O município de Matriz de Camaragibe fica localizado na região norte do estado de Alagoas. Inicialmente, desenvolveu seu centro na localidade conhecida atualmente como alto da Igreja Velha, onde está instalado um cruzeiro. Após diversos acontecimentos, Dona Brites Pimentel, proprietária de diversos engenhos, doou parte de suas terras para a construção de uma igreja, em honra ao Senhor Bom Jesus. A imponente igreja, de visível importância histórica, teve sua construção finalizada em meados de 1.700, e desde então, várias outras construções começaram a surgir próximas a ela: residências, alguns pontos comerciais, institucionais e religiosos, que por sua antiguidade e estética, se tornaram marcantes na paisagem da cidade. Objetivo: Desta forma, este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento dos edifícios mais antigos da cidade, que por sua antiguidade, importância história, e qualidades artísticas apresentam valor para o patrimônio cultural edificado do referido município. Metodologia: Foi utilizado como viés metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, que teve como fontes relevantes as leis municipais e estaduais, a partir das quais foi possível extrair a história de Matriz do Camaragibe. Foram também relevantes as biografias de moradores e pessoas ilustres que residem – ou residiram no município. Os levantamentos cadastrais, bem como imagens de satélite obtidas on line através do Google Maps e do Google Earth, permitiram o registro da localização dos edifícios significativos para a memória histórica do lugar. As visitas ao local também foram fundamentais para o levantamento fotográfico das construções inventariadas, bem como para o reconhecimento de seu estado de conservação e usos atuais. O levantamento de fotografias antigas também foi fundamental para verificar o grau de originalidade das edificações selecionadas para estudo. Resultados: Como contribuição, este trabalho apresenta um levantamento histórico acerca da formação do município, desde os seus primórdios. A partir daí foi realizado o mapeamento das edificações, ressaltando as de interesse histórico para o município. Foram produzidos também infográficos mostrando as edificações mapeadas, com indicativo de seus usos e situação atual. Conclusão: Foi possível realizar um resultado gráfico que demonstra a localização e situação de importância histórica no município. Espera-se que este trabalho contribua para ações de valorização e conservação da arquitetura histórica de Matriz do Camaragibe, para que a sociedade atual e as gerações vindouras possam conhecer e/ou reconhecer a própria história e desfrutar do direito à identidade histórica e cultural.Downloads
Referências
BRAGA SOBRINHO, Francisco. Minha terra minha gente. Brasília: Verano Editora, 1996. 156 p.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2019.
CARVALHO, Rafaela Cristina dos Santos. A proposta de salvaguarda dos das Unidades Especiais de Preservação (UEPs) de Maceió: uma avaliação após 11 anos de instituição do instrumento urbanístico. 2017. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2487>. Acesso em: 29 set. 2019.
FONSECA, Maria Cecília Londres (1997) O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. UFRJ/IPHAN, Rio de Janeiro.
IBGE. Matriz de Camaragibe-AL. 2010. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al/matriz-de-camaragibe.html>. Acesso em: 28 ago. 2019.
MATRIZ DE CAMARAGIBE (Município). Lei nº 500, de 23 de dezembro de 2011. Plano Diretor. Matriz de Camaragibe, AL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.