Efeito da Cúrcuma longa na Obesidade

Autores

  • Davi Candido Barbosa da Silva Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Juliana Sarmento de Andrade Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Danielle Alice Vieira da Silva Centro Universitário Tiradentes-UNIT
  • Raphaela Costa Ferreira Lemos Centro Universitário Tiradentes-UNIT

Palavras-chave:

Antioxidantes, Curcumina, Obesidade

Resumo

 Introdução: A curcumina (diferuloylmethane), um componente da cúrcuma de especiaria dourada (Curcuma longa), é uma molécula altamente pleiotrópica que, segundo estudos, exerce atividades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes e antivirais. A cúrcuma pode afetar uma gama muito diversificada de alvos moleculares e vias de sinalização, que aumentam a eficácia dos agentes quimioterapêuticos existentes nela, podendo interagir com um grande número de diferentes proteínas e com essa capacidade facilita a modulação seletiva de várias vias de sinalização celular ligadas a diferentes doenças crônicas, como a inflamação, o que significa que é um potente polifenol multidirecionado. Além disso, a suplementação da cúrcuma apresenta potenciais efeitos benéficos contra várias doenças crônicas, incluindo a obesidade. Objetivo: Avaliar o efeito da cúrcuma longa no tratamento da obesidade. Métodos: Este trabalho foi realizado através de uma revisão de artigos científicos envolvendo a avaliação do efeito da cúrcuma longa no tratamento da obesidade. Utilizando-se da base de dados do PubMed com os termos de pesquisa “obesity and curcumin” em outubro de 2019. Possuindo como critérios de inclusão: estudos realizados com humanos, publicados nos últimos cinco anos. Foram encontrados 62 artigos, dos quais cinco atenderam ao objetivo deste estudo. Resultados: Os artigos avaliados apresentam divergência com relação aos efeitos benéficos da cúrcuma longa no tratamento da obesidade. Nas evidências clínicas e pré-clínicas, a curcumina parece ter potencial para uma ampla variedade de doenças crônicas, ao contrário de muitos medicamentos, a curcumina modula vários alvos que afetam diferentes doenças. No entanto, alguns estudos relataram que a curcumina também funciona antagonisticamente e sua eficácia terapêutica é prejudicada até certo ponto devido à sua biodisponibilidade. Nesse contexto, várias estratégias terão que ser implementadas, incluindo coadjuvantes, nanopartículas, lipossomas, micelas ou complexos fosfolípidos, por exemplo, para obter uma biodisponibilidade melhorada da curcumina, tendo em vista que em sua forma regular e em curto período de intervenção de forma aguda, não houve benefícios significativos no tratamento da obesidade. Conclusão: Portanto, ensaios clínicos mais detalhados e bem controlados são inevitáveis para conhecer sua eficácia, assim, uma investigação mais aprofundada sobre os desafios para elevar a sua biodisponibilidade, a importância terapêutica e a aplicação da curcumina provavelmente trará esse agente como uma estratégia terapêutica de ponta para a prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas humanas, incluindo a obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GANJALI, S. et al. Effects of curcumin on HDL functionality. Pharmacological Research, 2017.

JIN, T. et al. Curcumin and other dietary polyphenols: potential mechanisms of metabolic actions and therapy for diabetes and obesity. Am J Physiol Endocrinol Metab, 2018.

KUNNUMAKKARA, A.B. et al. Curcumin, the golden nutraceutical: multitargeting for multiple chronic diseases. Br J Pharmacol., 2017.

MANTZOROU, M. et al. Effects of curcumin consumption on human chronic diseases: A narrative review of the most recent clinical data. Phytother Res., 2018.

ZHAO, Y. et al. The Beneficial Effects of Quercetin, Curcumin, and Resveratrol in Obesity. Oxidative medicine and cellular longevity, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Barbosa da Silva, D. C., de Andrade, J. S., Vieira da Silva, D. A., & Ferreira Lemos, R. C. (2020). Efeito da Cúrcuma longa na Obesidade. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12146

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas