A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ALIMENTOS ANTIINFLAMATÓRIOS
Palavras-chave:
Inflamação, antiinflamatórios, alimentação.Resumo
Introdução: A inflamação é um mecanismo necessário para o organismo e que ocorre como um mecanismo de defesa contra alguma agressão, constituindo uma resposta inespecífica do sistema imunológico. Assim, os alimentos, configuram-se como fatores responsáveis pela estabilidade da saúde do indivíduo, atuando como fonte no equilíbrio entre inflamação e anti-inflamação e sendo utilizados também como tratamento complementar de doenças inflamatórias. Nesse contexto, a alimentação atua como um importante fator na modulação da resposta inflamatória. Objetivo: Identificar alimentos antiinflamatórios e quais são os benefícios que eles fornecem ao organismo. Metodologia: Para a realização do presente artigo foi realizada uma revisão integrativa da literatura, seguindo uma ordem cronológica que iniciou com a pergunta norteadora da pesquisa: Quais os alimentos antiinflamatórios e os benefícios que eles fornecem ao organismo? Foram utilizados artigos encontrados na Scielo e LILACS. Para o levantamento dos artigos foram utilizados como descritores, em Ciências da Saúde (Decs): "alimentos antiinflamatórios", "benefícios de nutrientes antiinflamatórios". Em seguida, foram definidos os critérios de elegibilidade e inclusão dos artigos: 1) Estudos na Língua Portuguesa e Espanhola 2) Publicações disponíveis que tratassem sobre a temática em estudo. O critério de exclusão foi 1) Produções que avaliavam os benefícios dos alimentos antiinflamatórios fora do contexto biológico e nutricional. Resultados: Alimentos com propriedades antiinflamatórias não são difíceis de encontrar e incluir na dieta. Dentre as principais substâncias podemos citar duas que podem ser facilmente incluídas na dieta. Segundo Kuskoski et al. (2006) e Vidal et al. (2012), polifenóis, que podem ser encontrados em frutas tropicais como morango, açaí e acerola, atuam inibindo a produção de prostanóides, que são mediadores do processo inflamatório. E a antocianina, encontrada em amora, uva e goiaba, dentre outros, alteram o metabolismo do colesterol, reduzindo o risco de aterosclerose e trombose. Discussão: Diante dos resultados obtidos, é possível afirmar que se pode incluir facilmente alimentos antiinflamatórios na dieta, uma vez que são encontrados em alimentos comuns do cotidiano. Portanto, com base no conhecimento adquirido no presente estudo, é recomendado a ingestão diária destes alimentos, a fim de prevenir ou tratar processos inflamatórios. Conclusão: Os alimentos anti-inflamatório ocasionam a inibição da produção de substâncias mediadoras do processo inflamatório. Estudos afirmam que a ingestão de alimentos anti-inflamatórios previnem e ajudam no combate a doenças, tais como câncer e doenças cardiovasculares, como trombose e aterosclerose. Alimentos como frutas, vegetais, tubérculos, oleaginosas e especiarias são alimentos com proporção de fitoquímicos principal fonte de nutrientes.
Downloads
Referências
GUTIÉRREZ, Lídia Caballero-; GONZÁLES, Gustavo F. Alimentos con efecto anti-inflamatorio. Acta Med Peru. 2016.
KUSKOSKI. Eugenia Marta et al. Frutos tropicais silvestres e polpas de frutas congeladas: atividade antioxidante,polifenóis e antocianinas. Ciência Rural, Santa Maria, v.36, n.4, 2006.
VIDAL, Andressa Meirelles et al. A ingestão de alimentos funcionais e sua contribuição para a diminuição da incidência de doenças. Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde, Aracaju, v. 1, n.15, p. 43-52. 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.