O SUÍCIDIO COMO FATOR DE RISCO EM MULHERES COM SÍNDROMES DEPRESSIVAS

Autores

  • samuel santos costa Centro Universitário Tiradentes
  • Geraldo José de Brito Neto
  • Wbiratan de Lima Souza

Palavras-chave:

Depressão, Mulheres, Suicídio.

Resumo

Introdução: Os transtornos depressivos unipolares assumem a quarta posição dentre os principais determinantes de carga global de doenças, e nos próximos dez anos a depressão pode se tornar a segunda maior causa de doença. O impacto negativo da síndrome depressiva na saúde humana é ainda mais relevante entre as mulheres podendo levar ao suicídio; segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é um óbito que resulta de uma ação ou omissão iniciada com a intenção de causar a morte e com a expectativa desse desfecho. Objetivo apresentar os fatores de risco do suicídio em mulheres com transtornos depressivos. Metodologia: Revisão de literatura, realizada via bases de dados Scielo, Lilacs, Bdenf, bem como no acervo bibliográfico da UNIT- Maceió, setembro de 2019, a identificação com o tema surgiu em roda de conversa em evento de saúde. Resultados:Sabe-se que há uma predisposição genética e fatores que podem desencadear a depressão e o suicídio: história familiar de casos semelhantes, perdas, lutos e estresse personalidade tímida, introspectiva e insegura, muitas experiências de fracasso na vida, ser mulher (por causa das constantes oscilações hormonais), gravidez e parto, pouco convívio social e relações desestruturadas todos podendo levar ao suicídio. Conclusão: O conhecimento de fatores de risco da depressão é importante para o planejamento e execução de ações preventivas como favorecer o apoio emocional da família, amigos e companheiro, proporcionando segurança ao paciente diminuindo o risco ao suicídio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PRIETO, Daniela; TAVARES, Marcelo. Fatores de risco para suicídio e tentativa de suicídio: incidência, eventos estressores e transtornos mentais. J. bras. psiquiatr, p. 146-154, 2005.

BERTOLOTE, José Manoel; MELLO-SANTOS, Carolina de; BOTEGA, Neury José. Detecção do risco de suicídio nos serviços de emergência psiquiátrica. Revista Brasileira de Psiquiatria, p. S87-S95, 2010.

BRASIL. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. 2010.

NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL. Campanha da onu busca conscientizar população sobre prevenção do suicídio.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

santos costa, samuel, de Brito Neto, G. J., & de Lima Souza, W. (2020). O SUÍCIDIO COMO FATOR DE RISCO EM MULHERES COM SÍNDROMES DEPRESSIVAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12107

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC