AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM RELAÇÃO À SAÚDE BUCAL DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS.

Autores

  • Danillo Alves Dantas de Lima Centro Universitário Tiradentes
  • Zinara Silva Belo Centro Universitário Tiradentes
  • Cristine D’Almeida Borges Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Palavras-chave, Doenças periodontais, Idosos, Qualidade de vida.

Resumo

A Odontologia geriátrica possui importante papel na formação de profissionais treinados para identificar os problemas da população idosa, sendo indispensável na formação de programas e atividades sociais voltadas para os idosos menos amparados. Com renda baixa para a utilização de serviços privados e sem prioridade nos serviços públicos, os idosos apresentam problemas bucais que podem afetar a saúde sistêmica. Dessa forma, o objetivo do atual estudo é comparar a qualidade de vida de idosos institucionalizados com idosos não institucionalizados do município de Maceió, Alagoas, através de questionário de avaliação de saúde bucal Oral Health Impact Profile (OHIP-14). A hipótese do estudo é de que idosos com maior número de dentes apresentem menores valores de OHIP-14 quando comparados a idosos com menos dentes. Além disso, idosos institucionalizados podem apresentar nível de saúde bucal inferior a idosos não institucionalizados e apresentar maiores valores de OHIP-14. Serão incluídos no estudo, idosos com 60 anos ou mais e que apresentem independência suficiente para responder o questionário. Os participantes serão divididos em dois grupos: institucionalizados e não institucionalizados. Ao final do estudo, os valores serão somados para cada participante e relacionados de acordo com o histórico de saúde geral e bucal. Os resultados serão agrupados e apresentados por meio de estatística descritiva.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danillo Alves Dantas de Lima, Centro Universitário Tiradentes

Acadêmico do sexto período no curso de graduação em Odontologia no Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL), Monitoria concluída na disciplina de anatomia e escultura dental (2018-2019), membro do Colegiado do mesmo curso desde 2017. Bolsista voluntário de Iniciação Científica (PROVIC - UNIT/AL) com ênfase em avaliação de saúde bucal em idosos no município de Maceió/AL (2019).

Zinara Silva Belo, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Tiradentes, UNIT\AL, com experiência com trabalhos em comunidades através do projeto EADASC.

Cristine D’Almeida Borges, Centro Universitário Tiradentes

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Especialista em Periodontia pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP), Mestre e Doutora em Periodontia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunto I em regime parcial do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (AL); e Professora titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas. Atua em consultório odontológico próprio.

Referências

Kina SC, C. A.; BRENNER, A. J. & KURIHARA, E.,. O ensino da estomatogeriatria no Brasil: A experiência de Maringá. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo. 1996;10:69-73.

Rosa AGF, Fernandez, R.A.C., Pinto, V.G., Ramos, L.R. Condições de saúde bucal em pessoas de 60 anos ou mais no Município de São Paulo (Brasil). Revista de Saúde Pública. 1992;26:155-60.

Chaimowicz F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista de Saúde Pública. 1997;31(2):184-200.

Silva SO. Saúde bucal do idoso institucionalizado em dois asilos de Passo Fundo – RS. Revista Gaúcha de Odontologia. 2008;56(3):303-8.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Lima, D. A. D., Belo, Z. S., & Borges, C. D. (2020). AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM RELAÇÃO À SAÚDE BUCAL DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12104

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas