AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM RELAÇÃO À SAÚDE BUCAL DE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS.
Palavras-chave:
Palavras-chave, Doenças periodontais, Idosos, Qualidade de vida.Resumo
A Odontologia geriátrica possui importante papel na formação de profissionais treinados para identificar os problemas da população idosa, sendo indispensável na formação de programas e atividades sociais voltadas para os idosos menos amparados. Com renda baixa para a utilização de serviços privados e sem prioridade nos serviços públicos, os idosos apresentam problemas bucais que podem afetar a saúde sistêmica. Dessa forma, o objetivo do atual estudo é comparar a qualidade de vida de idosos institucionalizados com idosos não institucionalizados do município de Maceió, Alagoas, através de questionário de avaliação de saúde bucal Oral Health Impact Profile (OHIP-14). A hipótese do estudo é de que idosos com maior número de dentes apresentem menores valores de OHIP-14 quando comparados a idosos com menos dentes. Além disso, idosos institucionalizados podem apresentar nível de saúde bucal inferior a idosos não institucionalizados e apresentar maiores valores de OHIP-14. Serão incluídos no estudo, idosos com 60 anos ou mais e que apresentem independência suficiente para responder o questionário. Os participantes serão divididos em dois grupos: institucionalizados e não institucionalizados. Ao final do estudo, os valores serão somados para cada participante e relacionados de acordo com o histórico de saúde geral e bucal. Os resultados serão agrupados e apresentados por meio de estatística descritiva.
Downloads
Referências
Kina SC, C. A.; BRENNER, A. J. & KURIHARA, E.,. O ensino da estomatogeriatria no Brasil: A experiência de Maringá. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo. 1996;10:69-73.
Rosa AGF, Fernandez, R.A.C., Pinto, V.G., Ramos, L.R. Condições de saúde bucal em pessoas de 60 anos ou mais no Município de São Paulo (Brasil). Revista de Saúde Pública. 1992;26:155-60.
Chaimowicz F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista de Saúde Pública. 1997;31(2):184-200.
Silva SO. Saúde bucal do idoso institucionalizado em dois asilos de Passo Fundo – RS. Revista Gaúcha de Odontologia. 2008;56(3):303-8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.