CONCRETO TÊXTIL: A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS

Autores

  • Gisela Caroline Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Celiane Mendes Da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Ana Valeska Leite Centro Universitário Tiradentes
  • Giordano Bruno Gonzaga Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Fibras, Materiais alternativos, Polímeros.

Resumo

Os materiais de construção ocupam papel relevante na geração de infraestrutura urbana de qualquer aglomerado social. Diante dessa necessidade de materiais para o suprimento das demandas da infraestrutura urbana,  por volta dos anos 1850, surgiu o concreto armado, trazendo vantagens como alta capacidade de carga, produção simples, baixo custo e fácil moldagem. Em contrapartida, nota-se que este material também apresenta desvantagens como a corrosão do aço e a impossibilidade da produção de peças mais esbeltas, em consequência das quantidades e espessuras necessárias de barras de aço. Visando a diminuição das patologias em estruturas, decorrentes da corrosão das armaduras de aço, bem como a produção de peças mais sofisticadas, foi desenvolvido o Concreto Têxtil (CT). Este material consiste em uma rede formada por polímeros, fibras de carbono, vidro e resinas epóxi, o qual é introduzido no concreto substituindo a armadura de aço tradicional. O presente artigo tem por finalidade apresentar o concreto têxtil em substituição ao concreto armado convencional, bem como sua caracterização, vantagens e desvantagens quanto a sua utilização e aplicação no setor da construção civil. O tipo de metodologia utilizado foi o método qualitativo, onde foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os escritos já existentes e pertinentes ao conteúdo no que diz respeito a composição do concreto têxtil, as vantagens relacionadas ao emprego deste material e os campos de aplicação já explorados. Com base nas pesquisas realizadas acerca do concreto têxtil, denota-se os principais aspectos no âmbito da sua aplicação na construção civil. Quanto as vantagens, tem-se que elementos de Concreto Têxtil podem ser produzidos com seções transversais de espessura significativamente menores (5-50 mm) do que aquelas produzidas em concreto convencional. Além disso, as peças produzidas com CT possuem alta capacidade de carga e são mais duráveis, graças ao uso de matrizes de fina granulometria e consequente baixa porosidade. Já as desvantagens relacionadas ao uso do CT, devem-se ao fato de o mesmo possuir um cobrimento fino de concreto para sua malha, o qual ainda necessita ser estudado, já que o pouco cobrimento oferece uma proteção fraca à altas temperaturas. O concreto têxtil surgiu da necessidade de obtenção de materiais alternativos para reforço das matrizes cimentícias que não sofram com a alcalinidade do concreto e ofereçam a possibilidade de se criar compósitos mais resistentes e de menor espessura. Em função do exposto, nota-se que não há implicações relevantes que impeçam o uso deste material, sendo expressivos os seus benefícios quando comparado ao concreto armado convencional. Dessa forma, vê-se que o Concreto Têxtil se mostra como alternativa viável e eficaz ao uso do concreto armado, apresentando um alto potencial de inserção na cadeia produtiva de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Caroline Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Engenharia Civil pelo Centro Univeritário Tiradentes - UNIT em Alagoas. Atua em eventos promovidos pela intituição por meio da apresentação de trabalhos com assuntos relacionados a área da Engenharia Civil. Atualmente participa do Projeto Mentoria dentro da Instituição de Ensino superior - UNIT, onde promove o acolhimento de novos alunos da instituição, estimulando a formação de grupos e sanando as possíveis dúvidas dos calouros. Faz parte também, da Liga Acadêmica de Geotecnia (LAGEO), fundada no segundo semestre de 2019, onde se promove a integração dos alunos de graduação com a Geotecnia e suas ramificações.

Celiane Mendes Da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT em Alagoas. Possui participação em relevantes projetos da área acadêmica como publicações de artigos em periódicos, projetos de pesquisa e extensão, atividades de mentoria e monitoria na área de exatas do curso de Engenharia Civil com enfoque na especialidade da Engenharia de Estruturas. Também atua ministrando cursos e fornecendo assessoria no âmbito da Metologia Científica quanto à produção de artigos e trabalhos acadêmicos. Atualmente, é diretora de pesquisa da Liga Acadêmica de Engenharia Estrutural do Centro Universitário Tiradentes, monitora da disciplina Mecânica, membro fundador do Centro Acadêmico de Engenharia Civil e também exerce o cargo de mentora do curso na referida instituição.

Ana Valeska Leite, Centro Universitário Tiradentes

Concluiu o ensino médio no colégio Rosalvo Ribeiro dos Santos, em 2016. Atualmente cursando Engenharia Civil no Centro Universitário Tiradentes.

 

Giordano Bruno Gonzaga, Centro Universitário Tiradentes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Agronomia - Produção Vegetal - pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é e Professor Titular I do Centro Universitário Tiradentes - Unit.

Referências

DENARDI, A. Concreto Têxtil: Uma revisão bibliográfica sobre desenvolvimentos, aplicações e perspectivas de estudos e empregos no Brasil. 2016. 108 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Silva, G. C., Da Silva, C. M., Leite, A. V., & Gonzaga, G. B. (2020). CONCRETO TÊXTIL: A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12083

Edição

Seção

Ciências Exatas