A influência da poluição do ar sobre a saúde brasileira

Autores

Palavras-chave:

Doenças respiratórias, Poluição atmosférica, Saúde brasileira.

Resumo

Introdução: A partir do avanço exorbitante das tecnologias houve um aumento na produção e liberação de substâncias que contaminam o ar. Exemplos disso são as grandes quantidades liberadas de poluentes devidos a indústrias, veículos e até mesmo a agricultura. De acordo com a resolução n° 491 de 2018 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a poluição do ar é caracterizada como o quadro de excesso da quantidade/concentração de um ou mais poluentes. Esse último é conceituado como qualquer matéria que torne ou que possua a capacidade de tornar o ar impróprio, nocivo ou prejudicial a saúde humana. Além disso, foram delimitados valores de referência para cada molécula tóxica, e caso esses valores sejam ultrapassados são prejudiciais a saúde. Objetivo: O objetivo desse estudo é possibilitar uma relação de causa e consequência entre a poluição do ar no Brasil com a incidência e prevalência de algumas patologias respiratórias, de forma a evidenciar os principais fatores de risco. Metodologia: Esse estudo trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados PubMed e BVS. Foram utilizados filtro de 5 anos e realizados estratégia de pesquisa no idioma português e inglês da seguinte forma: "(poluição do ar OR qualidade do ar) AND saúde AND (brasil OR brazil); (air pollution or air quality) AND health AND (brasil or brazil)". Resultados e Conclusões: Como resultados, após a leitura dos resumos, foram selecionados 6 artigos que tratavam da temática abordada no tema delimitado. A origem da maior parte da poluição do ar em áreas urbanas deve-se a liberação excessiva de poluentes advindos de emissões de veículos e também industriais. Já nas cidades próximas a grandes campos de monocultura como cana-de-açúcar, são afetadas pelos usos dos agrotóxicos, causando uma poluição por acúmulo desse material. Percebeu-se que altas concentrações de ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2) no ar, podem desencadear respostas inflamatórias prejudiciais a proteção das vias respiratórias. Observou-se também que a poluição gerada por consequência da queima da cana-de-açúcar apresenta um risco a saúde da população, de modo que aumenta o nível de internações por queixas respiratórias. Além disso, percebeu-se uma relação direta entre fluxo do tráfego de veículos e patologias pulmonares, de forma que quanto maior for a quantidade de automóveis pela cidade maior a liberação de dióxido de carbono (CO2), com o aumento de patologias pulmonares. Portanto, notamos que o aumento da exposição a cronificação da apresentação de poluentes no ar, ou seja, a presença constante de poluentes acima dos valores de segurança do ar está relacionada ao aumento da incidência da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma e infecções no sistema respiratório. Além dessas patologias, podem ser perceptíveis a incidência aborto, baixo peso ao nascer e também câncer no aparelho respiratório. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REQUIA W.J. et al. Association between vehicular emissions and cardiorespiratory disease risk in Brazil and its variation by spatial clustering of socio-economic factors. Environmental Research, v. 150, p. 452-460, jun./2016.

PEREIRA B. B.; LIMONGI J. E. Epidemiologia de desfechos na saúde humana relacionados à poluição atmosférica no Brasil: uma revisão sistemática. Cad. saúde colet., Rio de Janeiro, v. 23 n. 2, p. 91-100, jun./2015.

SOUZA G. S. et al. Presença de agrotóxicos na atmosfera e risco à saúde humana: uma discussão para a Vigilância em Saúde Ambiental. Ciênc. saúde colet., v. 22, n. 10, p. 3269-3280, out./2017.

PARAISO M. L. de S.; GOUVEIA N. Riscos à saúde devido à queima prévia da palha de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Epidemiol., v. 18, n. 3, p. 691-701, set./2015.

RIBEIRO A. G. et al. Influência da densidade de tráfego veicular na internação por câncer do aparelho respiratório no Município de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública., v. 35, n. 1, jan/2019.

D’AMATO G. et al. Meteorological Conditions, Climate Change, New Emerging Factors, and Asthma and Related Allergic Disorders. A Statement of the World Allergy Organization. World Allergy Organ. J., v. 8, n. 25, jul./2015.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Dispõe sobre padrões de qualidade do ar. Resolução n. 491, de 19 de novembro de 2018. Diário Oficial da União, nº 223, de 21/11/2018, Seção 01, P. 155-156.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Tenório, W. V., & Pennaforte, R. J. (2020). A influência da poluição do ar sobre a saúde brasileira. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12026

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas