PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES VASCULARES ISQUÊMICOS AGUDOS EM ADULTOS JOVENS NA UNIDADE DE AVC DO HOSPITAL GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS.

Autores

  • Renata Maria Soares Centro Universitário Tiradentes
  • Luana Bezerra Tavares Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Adulto Jovem, Perfil de Saúde.

Resumo

Introdução: O acidente cerebrovascular (AVC) é a segunda causa de morte no mundo e a primeira no Brasil. Atinge com maior frequência indivíduos acima de 60 anos, e a maior incidência de óbitos encontra-se na faixa etária dos idosos com 80 anos ou mais (37%) e a ocorrência semelhante entre sexo masculino e feminino mas com discreta predominância pelo sexo masculino (50,1%). Porém, tem apresentado acometimento crescente entre os adultos jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos. Os Acidentes Vasculares isquêmicos (AVCi) correspondem a 80%, onde 10% ocorrem em indivíduos com menos de 50 anos. A etiologia do AVC isquêmico é diversificada, logo a classificação de TOAST (Ensaio de Org 10172 em Tratamento de Derrame Agudo) é a mais utilizada para seu diagnóstico etiológico, classificando-o em 5 subgrupos: aterosclerose de grandes artérias, cardioembolismo, oclusão de pequenas artérias, infartos por outras etiologias e infartos de origem indeterminada. De acordo estudos, os eventos cardioembólicos constituem a principal causa entre os jovens. Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico de pacientes adultos jovens com AVC isquêmico admitidos na Unidade de AVC do Hospital Geral de Alagoas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, que se sucede por meio da coleta de dados dos prontuários de internações por AVCi na unidade de AVC, e organizados em planilhas no sistema operacional Microsoft Excel. Serão incluídos: adultos jovens conforme a Organização Mundial de Saúde (25-44 anos), com diagnóstico confirmado por métodos de imagem e com o mecanismo do AVC isquêmico. Serão excluídos: AVC hemorrágico, pacientes com sintomatologia que mimetize AVCi (encefalite e tumores) e pacientes com pacientes com faixa etária outra que não adultos jovens. Esta pesquisa dispensa Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, pois não tratará diretamente com os pacientes e a mesma possui o Parecer de número 3.539.458 emitido pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UNIT/AL. Resultados: A pesquisa espera confirmar os achados presentes na literatura, como incidência em torno de 10% dentre os casos de AVC isquêmico, sendo estes pacientes jovens de acordo com a OMS (25-44 anos), com ligeira predominância pelo sexo masculino e com principal causa etiológica AVCi sendo a cardioembólica, apresentando fatores de risco desconhecidos ou conhecidos como cardiopatias. Conclusão: O acidente vascular em adultos jovens constitui um grande problema de saúde pública com elevados custos, considerável índice de morbimortalidade e déficit social e laboral, logo existe uma necessidade objetiva de pesquisas para avaliação mais aprofundada e minuciosa do perfil epidemiológico e fatores de risco para o AVCi em jovens, visando tanto uma redução dos déficits e comorbidades relacionadas, bem como maior prevenção da população e melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

•ARAÚJO, J. P. et al. Mortality Trend Dueto Cerebrovascular Accident in the City of Maringá, Paraná between the Yearsof 2005 to 2015. International Journal Of Cardiovascular Sciences: Paraná, v.31, n.1, p.56-62, 2017.

•SOUSA-PEREIRA, S. R. et al. Acidente vascular encefálico em adultos jovens: Análise de 44 casos. Revista Médica de Minas Gerais: Belo Horizonte, p.514-518, 2010 BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de rotinas para atenção ao AVC. Editora do Ministério da Saúde: Brasília, 2013.

•BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de rotinas para atenção ao AVC. Editora do Ministério da Saúde: Brasília, 2013.

•MAAIJWEE, Noortje A. M. M. et al. Ischaemic stroke in young adults: risk factors and long-term consequences. Natura Reviews Neurology, Nijmegen, v. 10, p.315-325, jun. 2014

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Soares, R. M., & Tavares, L. B. (2020). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES VASCULARES ISQUÊMICOS AGUDOS EM ADULTOS JOVENS NA UNIDADE DE AVC DO HOSPITAL GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12015

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC