Sistema de Irrigação Agrícola Automatizado, utilizando o conceito de Internet das coisas

Autores

  • Pedro Henrique Bittencourt Centro Universitário Tiradentes http://orcid.org/0000-0003-2710-147X
  • José Henryque Farias Centro Universitário Tiradentes
  • José Cícero Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Givanildo Santos da Silva Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Automação, Agricultura de Precisão, Internet das Coisas, Irrigação.

Resumo

Introdução – Os sistemas de irrigação hoje existentes geram um desperdício elevado dos recursos hídricos utilizados pelos agricultores, que segundo os dados coletados em 2017 pela Agência Nacional de Águas (ANA), afirmam que a agricultura irrigada e o abastecimento animal são os setores com o maior consumo no território nacional, com isso estima-se que o consumo de água deve crescer 24% em 11 anos atingindo um total de 2,5 milhões de litros por segundo até 2030 (ASCOM/ANA, 2018). Objetivo – Diante deste pressuposto será desenvolvido um sistema de irrigação, capaz de tratar com eficiência essa distribuição. Material e Métodos – Para realizar este sistema, foi utilizado os conceitos de eletrônica, microcontroladores, internet das coisas, e automação de sistemas, para poder elaborar um sistema que venha atender a todo o setor, seja ele pequeno, médio e grande produtor rural. Inicialmente é possível desenvolver um hardware que fará o controle das válvulas, e a comunicação via MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) com o Broker (nuvem). Em seguida foi desenvolvido o software que realizaria a comunicação via MQTT com a nuvem, e enviaria as informações que controlaria o hardware, para que através de uma plataforma digital em um celular o produtor de qualquer lugar que ele esteja possa controlar e monitorar o funcionamento do sistema, inclusive em períodos noturnos, na qual ele possui uma economia na utilização de energia. O hardware e o software do sistema foram desenvolvidos com a aplicabilidade do conceito de internet das coisas, realizando a comunicação microcontrolador com a nuvem, e nuvem com o software no smartphone. Resultado – Perante a confecção do hardware necessário e do software para realizar a abordagem do sistema  de irrigação foi possível alcançar todos os objetivos inicialmente listados, pois, com o sistema de irrigação controlado em uma plataforma digital pelo smartphone, propôs uma automação eficiente a cultura, todo o sistema funcionou exatamente como o previsto, executando um monitoramento do que acontece na cultura pelo agricultor sabendo identificar o seu funcionamento, a redução do consumo dos recursos hídricos foi alcançado a partir do momento que só utilizou a quantidade de água necessária a cultura, e com a programação pré-definida pelo mesmo para irrigações noturna houve uma melhora na qualidade de vida, gerando assim mais conforto e praticidade para controlar e acompanhar sua cultura. Conclusão – É possível analisar o quão é necessário e eficiente é para os sistemas agrícolas o desenvolvimento dos conceitos tecnológicos que gerem maiores resultados na produção, e que ao mesmo tempo gerem sustentabilidade tanto individualmente quanto coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Bittencourt, Centro Universitário Tiradentes

Estudando de Engenharia Mecatrônica, no centro universitário tiradentes.

José Henryque Farias, Centro Universitário Tiradentes

Egresso do curso de Engenharia Mecatrônica, no centro universitário tiradentes.

José Cícero Silva, Centro Universitário Tiradentes

Estudante do curso de Engenharia Mecatrônica, no centro universitário Tiradentes.

Referências

ASCOM/ANA. (19 de 12 de 2018). ANA lança Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2018. Fonte: ana.gov.br: https://www.ana.gov.br/noticias/ana-lanca-conjuntura-dos-recursos-hidricos-no-brasil-2018

COELHO, Eugênio Ferreira; COELHO FILHO, Maurício Antônio; OLIVEIRA, SL de. Agricultura irrigada: eficiência de irrigação e de uso de água. Bahia Agrícola, v. 7, n. 1, p. 57-60, 2005.

MARTINS, Ismael Rodrigues; ZEM, José Luís. Estudo dos protocolos de comunicação MQTT e COaP para aplicações machine-to-machine e Internet das coisas. Revista Tecnológica da Fatec Americana, v. 3, n. 1, p. 24p.-24p., 2015.

OLIVEIRA, Ricardo Rodrigues. Uso do microcontrolador ESP8266 para automação residencial. Rio de Janeiro: UFRJ Escola Politécnica, 2017.

SANTOS, Bruno P. et al. Internet das coisas: da teoria à prática. Minicursos SBRC-Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuıdos, p. 31, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Bittencourt, P. H., Farias, J. H., Silva, J. C., & da Silva, G. S. (2020). Sistema de Irrigação Agrícola Automatizado, utilizando o conceito de Internet das coisas. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11997

Edição

Seção

Ciências Exatas