MEDICINA E LIBRAS: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA.

Autores

  • Vanessa Cavalcante Mendes Centro Universitário Tiradentes - UNIT/ AL

Palavras-chave:

Palavras-chave, Humanização, Libras, Medicina.

Resumo

RESUMO:

Introdução: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) enquanto ferramenta que auxilia no processo de humanização, subsidia o aspecto inclusivo, ao passo que proporciona uma melhor relação interpessoal médico-paciente fortalecendo a prática do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Analisar a inserção da disciplina de Libras nos projetos pedagógicos dos cursos de Medicina (PPCs) das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas (IES) da capital alagoana, como também investigar sua influência na formação mais humanizada dos estudantes de Medicina. Metodologia: Conhecer os PPCs das IES do Estado para entender como a disciplina LIBRAS está inserida na grade curricular dos estudantes de Medicina e sua importância como matéria inclusiva nesse processo de formação médica.  Aplicação de um questionário de caráter quanti-qualitativo junto aos estudantes do 2° e 10º períodos do curso de medicina da UNIT e posteriormente interpretação dos dados coletados para os resultados finais do estudo. Resultados: A pesquisa encontra-se em andamento, com a execução de parte dos questionários no 2º período como estudo piloto para um primeiro contato com os estudantes e uma melhor observação referente à adesão e às possíveis dúvidas dos mesmos. Os resultados preliminares irão dimensionar o grau de importância da disciplina para a melhora da relação entre o médico e o paciente surdo, rompendo as barreiras da comunicação inefetiva e assegurando um acesso à saúde mais digno, justo e igualitário. Os dados serão apresentados em forma de tabelas e gráficos, permitindo compreender os impactos gerados, as repercussões práticas e o cenário atual da LIBRAS no processo de inclusão social no âmbito da formação médica acadêmica. Conclusão: Considera-se que tanto para o atendimento à comunidade surda no âmbito do SUS como no serviço privado de saúde, faz-se necessário atentar para o uso da LIBRAS no cotidiano da atividade médica, garantindo a equidade, universalidade e integralidade preconizadas pela Lei 8080/90 que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS), como também, assegurando uma maior compreensão, autonomia e confiança desses pacientes, proporcionando assim um efetivo acesso à saúde de forma integral, respeitosa e humanizada.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cavalcante Mendes, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/ AL

Ciências da Saúde

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Brasília, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_pessoa_com_deficiencia.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

DIAS, Andrezza Resende et al. Libras na formação médica: possibilidade de quebra da barreira comunicativa e melhora na relação médico-paciente surdo. In: Revista de Medicina. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo. Out-dez, p. 209-214. 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/131619. Acesso em: 18 maio 2019.

BRASIL. Lei 8080 de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 18 maio 2019.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2002. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Lei_n__10_436__de_24_de_abril_de_2002_15226896225947_7091.pdf Acesso em: 20 maio 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Mendes, V. C. (2020). MEDICINA E LIBRAS: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11988

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC