EFICÁCIA DE AÇÕES DE EAN PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARECHAL DEODORO, ALAGOAS, BRASIL
Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Atenção Primária à Saúde, Saúde PúblicaResumo
Introdução: As práticas alimentares são destacadas como determinantes diretos de doenças crônicas não transmissíveis. E a educação nutricional tem sido abordada como tática a ser seguida para que a população tenha uma alimentação mais saudável e, dessa forma, previna essas doenças. A educação alimentar e nutricional se faz necessária em escolas visto as crianças passam grande parte de suas vidas neste ambiente. Objetivos: O presente trabalho objetivou impactar de forma positiva escolares de 5 a 10 anos de idade, do município de Marechal Deodoro. Metodologia: Com a temática de alimentação saudável, utilizando uma ferramenta de educação alimentar e nutricional, durante o estágio de nutrição social do Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Foram feitas palestras para 585 crianças da rede pública de ensino do município. Utilizou-se como forma de avaliação do impacto das palestras uma ferramenta desenvolvida para esta pesquisa. Resultados: A ferramenta evidenciou a diminuição de 58% de erros, assim como o aumento em acertos de 50% após as palestras. Conclusão: O PSE, juntamente com o Crescer Saudável tem grande importância no desenvolvimento cognitivo, crescimento físico e funcional de crianças da rede pública de ensino. A nutrição possui um papel indispensável para que os escolares tenham saúde, não só na promoção, mas na prevenção de doenças, este estudo demonstra a relevância da EAN para o fortalecimento das ações de nutrição na atenção básica auxiliando no empoderamento dos indivíduos e no desenvolvimento da autonomia diante de suas escolhas alimentares.Downloads
Referências
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