MONITORAMENTO DE OBRAS DE CONTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, UTILIZANDO TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO POR IRRADIAÇÃO.

Autores

  • Talvanes Lins E silva junior Centro universitário tiradentes
  • Monaira Cristiane Alcides da Costa Centro universitário tiradentes
  • Bárbara Cristiane Alcides da Costa Centro universitário tiradentes
  • Celiane Mendes Da Silva Centro universitário tiradentes
  • Aline da Silva Inácio Cavalcante
  • Lucas Barbosa Cavalcante Centro universitário tiradentes

Palavras-chave:

Monitoramento de estruturas, Análise de deslocamento, Topografia

Resumo

Os desastres naturais passaram a obter grande notoriedade após diversos acontecimentos, tendo assim ganhado uma importância maior nos meios de comunicação e estudo nos últimos anos. De forma resumida, os desastres podem ser caracterizados em função da sua origem, considerando assim, o princípio que o desencadeia, podendo ser por ações naturais ou antrópicas, sendo esta causadora de grandes impactos sociais, desestruturando a sociedade, expondo a riscos, além de trazer danos e prejuízos. Como exemplos recentes, pode-se citar os rompimentos das barragens de rejeitos de Mariana e Brumadinho, acidentes que devastaram municípios inteiros, com inúmeras mortas e perdas irreparáveis. Visando conseguir prever esse tipo de desastre se faz necessária a implementação de métodos para monitoramento desse tipo de obra de contenção, visto que pelo tamanho de algumas dessas obras um tratamento minucioso se faz necessário, assim como a utilização do método de levantamento topográfico por irradiação. Segundo Nadal (2008), a topografia pode ser uma forma de se executar o monitoramento de pontos, através do uso de instrumentos e de métodos, tais como triangulação, trilateração, irradiação, detre outros. A presente pesquisa tem por objetivo realizar um monitoramento de obras de contenção (muros de arrimo, barragens, dentre outros), utilizando-se de técnicas de topografia e de softwares próprios da área, visando demonstrar formas, eficazes e efetivas, que poderão ser utilizadas tanto para o monitoramento de obras de contenção, como também, servindo de método avaliação para risco de rompimentos ou deslocamento das estruturas. Demonstrando que pode existir meios de ampliar a eficiência na prevenção de acidentes neste tipo de obra de construção civil. A pesquisa tem como expectativa de resultados a geração de relatório estatístico, contendo a variação da posição da estrutura e levando em consideração todo o período estudado, além de um relatório contendo a velocidade de deslocamento da estrutura atrelado a integridade posicional da estrutura analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

NADAL, M. A. D. Controle e operação remota de estações totais robotizadas voltado à auscultação geodésica. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas) – Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

E silva junior, T. L., Alcides da Costa, M. C., Alcides da Costa, B. C., Da Silva, C. M., Inácio Cavalcante, A. da S., & Cavalcante, L. B. (2020). MONITORAMENTO DE OBRAS DE CONTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, UTILIZANDO TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO POR IRRADIAÇÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11954

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC