PREVALÊNCIA DE CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA EM JANGADEIROS DA PRAIA DE PAJUÇARA, MACEIÓ-AL
Palavras-chave:
câncer de pele, exposição ocupacional, proteção solarResumo
Introdução: O câncer de pele não melanoma (CPNM) é o mais frequente do Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Pessoas com a pele clara, olhos e cabelos claros, são mais propensas a apresentar esse tipo de câncer de pele. A exposição a raios ultravioleta (UV) A e B é o principal fator de risco para gênese dos CPNM. A exposição ocupacional de forma intermitente é um fator importante para o CBC, diferentemente do CEC, cuja exposição continuada é mais relevante. Objetivo: Avaliar dermatologicamente os jangadeiros pertencentes à colônia de pescadores que estão expostos a diversos fatores de risco, principalmente exposição crônica às radiações UVA e UVB, para o câncer de pele não melanoma. Metodologia: A pesquisa do tipo descritivo e transversal tem como objetivo principal a avaliação dermatológica dos cerca de 262 jangadeiros que fazem parte da colônia de pescadores Z1 Almirante Jaceguay e estão expostos a diversos fatores de risco, principalmente exposição crônica às radiações UVA e UVB, para o câncer de pele não melanoma. Os jangadeiros serão informados sobre qual a instituição responsável, objetivo da pesquisa e o caráter voluntário e sigiloso. Após isso, entregaremos o termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), segundo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e em seguida, haverá a entrega de questionários. Serão ainda ministradas palestras com orientações, visando fornecer mais informações sobre o câncer de pele não melanoma e distribuídos kits de proteção, como de protetor solar para uma maior conscientização do uso. Os jangadeiros ficarão livres para recusarem participar do projeto, bem como declinar sua participação em quaisquer etapas da pesquisa, se for de sua livre escolha Por fim, serão identificadas as correlações entre a exposição crônica às radiações UVA e UVB e a incidência de câncer de pele não melanoma nesse grupo. Resultados: Pesquisa em andamento e espera-se estimar o nível de conhecimento sobre os fatores de risco nos jangadeiros da pajuçara; Avaliar o grau de exposição aos fatores de risco ambientais, sociais e pessoais; Conhecer as medidas de proteção mais utilizadas para prevenção do câncer de pele; Identificar a frequência do uso de fotoproteção dos jangadeiros; Encaminhar para centros especializados em caso de diagnóstico; Fazer palestras sobre a conscientização de medidas preventivas e fatores de risco. Conclusão: Dessa forma, ficará um legado para correlação com outros grupos de risco ou não e mostrará a necessidade de uma atenção especial por parte dos órgãos responsáveis pela saúde pública e pelo turismo em MaceióDownloads
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2012: tabelas completas: rendimento. Rio de Janeiro. IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ Acesso em: 6 mai. 2019.
OLIVEIRA, L. M; GLAUSS, N.; PALMA, A. ; Habits related to sun exposure among physical education teachers working with water activities. An Bras Dermatol. Rio de Janeiro, v. 3, n. 86, p. 445-50, jun. 2011.
Referências/references:
ROCHA, F. P. et al. Marcadores e fatores de risco para queratoses actínicas e carcinomas basocelulares: um estudo de caso-controle. An Bras Dermatol, Pelotas – RS, v. 4, n. 79, p.441-54, jul. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.