ANÁLISE DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA CIDADE DE MACEIÓ

Autores

  • Felipe Manoel Oliveira Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Mônica Nascimento Centro Universitário Tiradentes
  • Madson Maximiano-Barreto Universidade Federal de São Caros

Palavras-chave:

Usuários de Drogas, Transtornos Mentais, Saúde Mental

Resumo

INTRODUÇÃO: O fenômeno álcool/drogas constitui um problema de saúde pública em função de sua complexidade e magnitude, visto que seus efeitos afetam, significativamente, a saúde e a qualidade de vida dos usuários, familiares e de toda a sociedade (AZEVEDO; MIRANDA, 2010). Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) têm sido a principal porta de entrada para as pessoas que buscam o atendimento em saúde mental (MANGUALDE, 2012), sendo definidos como dispositivo estratégico para a reordenação do modelo de atenção em saúde mental (FERREIRA et al, 2017). A atenção psicossocial é colocada como base do cuidado a portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas (BOSKA, 2018).

OBJETIVO: Identificar a prevalência dos principais transtornos mentais dos pacientes do CAPS ad Dr. Everaldo Moreira de Maceió.

MÉTODO: Estudo retrospectivo, observacional, descritivo e transversal, realizado no CAPS ad Dr. Everaldo Moreira de Maceió - AL. Através de levantamento de dados por meio dos prontuários. Este projeto possui a autorização da secretaria de saúde com o processo nº 05800.043219 2019 e aprovação pelo Comitê de ética com o CAAE: 15975619.0.0000.5641.O critério de exclusão utilizado foi ser menor de 18 anos de idade, não ter um provável diagnóstico, ser de outro CAPS ad que não seja o Dr. Everaldo Moreira e não ser dependente químico. Já o de inclusão é ser maior de idade, atendido pelo CAPS ad Dr. Everaldo Moreira, possuir prontuário, presença de algum transtorno mental devido a drogas ilícitas e lícitas, ser dependente químico e residente do Estado de Alagoas. Os dados pesquisados foram raça, gênero, transtornos mentais, drogas utilizadas e outras comorbidades. O cálculo do tamanho amostral é 40. Após o preenchimento de todos os instrumentos, os dados serão digitados e tabulados no Microsoft Excel, versão 2016 e analisados no software Statistica Package for the Social Sciences.

RESULTADOS: No momento, a pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados e inicialmente os dados coletados apontam para uma prevalência de pacientes portadores do CID.F19 que corresponde a Transtornos Mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.  

CONCLUSÃO: Diante de tudo isso, fica evidente a, extrema, importância do assunto referente a saúde mental e de conhecer os principais transtornos mentais dos pacientes que fazem uso do CAPS ad, tanto para a comunidade escolar como para a sociedade e até mesmo para o indivíduo. Portanto, abre caminhos para futuras pesquisas referente a esses pacientes e adoção de estratégias de prevenção e promoção a saúde em um quesito multidisciplinar, pois é sabido que a melhor forma de evitar que um transtorno mental inicie-se ou se agrave é através de ação em saúde, com o objetivo de sensibilizar a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Manoel Oliveira Santos, Centro Universitário Tiradentes

Graduando do Curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, atualmente no oitavo período. Ex-Membro ligante da Liga Acadêmica de Estudos da DOR (LAED) (2017.2 - 2018.1) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), ex-membro ligante da Liga de Infectologia (LINFECTO) (2017.2 - 2019.1) da Uncisal, ex-Membro fundador e diretor de extensão da Liga Acadêmica de Pediatria (LIPE) (2017.2 - 2018.1) do UNIT e ex-Membro da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) no cargo de Coordenador Local de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos incluindo HIV e AIDS. Atualmente, Mentor do Projeto Mentoria do UNIT (2019.1)

Mônica Nascimento, Centro Universitário Tiradentes

Mestre em Sociologia. Atualmente é Professora da UNIT/AL. Coordenadora de Pesquisa da UNIT/AL. Editora do Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais. Membro do Conselho Superior da UNIT/AL. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação e gestão acadêmica.

Madson Maximiano-Barreto, Universidade Federal de São Caros

Psicólogo pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Mestrando em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Cognição e Envelhecimento - ProViVe. Pesquisador no projeto intitulado Análise da relação entre empatia, atitude implícita e sobrecarga em cuidadores formais e informais de idosos sob orientação do Prof. Dr. Marcos Hortes Nisihara Chagas e co-orientação da Prof.a. Dra. Bruna Moretti Luchesi. Atualmente Representante discente e de bolsa do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero). Dedica-se atualmente em pesquisas nas áreas de envelhecimento, empatia, atitude implícita, cuidador de idosos e sobrecarga

Referências

AZEVEDO, Dulcian Medeiros de; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Práticas profissionais e tratamento ofertado nos CAPSad do município de Natal-RN: com a palavra a família Estudo representacional da participação familiar nas atividades dos centros de atenção psicossocial no município de Natal-RN. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 56-63, Mar. 2010. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452010000100009&lng=en&nrm=iso>. access on 18 Apr.2019.

BOSKA, Gabriella de Andrade et al. Leitos em centro de atenção psicossocial álcool e drogas: análise e caracterização. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, supl.5, p.2251-2257, 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672018001102251&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 abr. 2019.

FERREIRA, Thayane Pereira da Silva et al. Produção do cuidado em Saúde Mental: desafios para além dos muros institucionais. Interface (Botucatu), Botucatu, v.21, n.61, p.373-384, June 2017. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832017000200373&lng=en&nrm=iso>. access on 18 Apr. 2019. Epub Oct 24, 2016.

MANGUALDE, Alice Ananias dos Santos et al. Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial. Mental, Barbacena, v.10, n.19, p.235-248, dez. 2012. Disponível em<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167944272012000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Santos, F. M. O., Nascimento, M., & Maximiano-Barreto, M. (2020). ANÁLISE DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA CIDADE DE MACEIÓ. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11943

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC