CAFÉ: EFEITOS PREJUDICIAIS NO ORGANISMO HUMANO.

Autores

  • Dayana Moraes Lopes UNIT

Palavras-chave:

café, malefícios, organismo.

Resumo

RESUMO:

Introdução: Nas últimas décadas tem-se aumentado o número de indivíduos que fazem o uso de estimulantes como a cafeína, considerada o estimulante do sistema nervoso central mais utilizado mundialmente. O café (sua maior fonte) é uma bebida presente na tradição de diversos países, vide o Brasil, que possui inúmeros cafeeiros com plantações. Objetivo: O presente artigo busca expor a multiplicidade de efeitos nefastos da ingestão do café no organismo aos apreciadores dessa bebida, consumida em aproximadamente 21,5 milhões de sacas no Brasil de acordo com a Embrapa (EMBRAPA,2017). Metodologia: Para a elaboração, foi utilizado o método de revisão integrativa da literatura, a qual iniciou-se com a pergunta norteadora da pesquisa: Quais os efeitos prejudicais ocasionados pela ingestão do café no organismo? Foram utilizados artigos encontrados na Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para o levantamento dos artigos foram utilizados como descritores, em Ciências da Saúde (Decs): "malefícios do café", "efeito da cafeína no organismo". Em seguida, foram definidos os critérios de elegibilidade e inclusão dos artigos: 1) Estudos na Língua Portuguesa e Inglesa; 2) Publicações disponíveis que tratassem sobre a temática em estudo. O critério de exclusão foi: 1) Produções que avaliavam a temática fora do contexto biológico e nutricional e 2) Artigos com referência incompleta. Resultados: A partir dos dados analisados, considera-se segura a ingestão de cafeína em quantidades menores que 4,6 mg/kg para indivíduos vistos como saudáveis, entretanto, para quantidades maiores, aponta-se problemas diversos, como indução de arritmias cardíacas, ansiedade, depressão, insônia, problemas reprodutivos, risco de desenvolvimento de doença oncológica e doença cardiovascular (Mars, 2001). Entretanto, para gestantes, as dosagens acima de 150 mg por dia de cafeína podem ser prejudiciais (SOUZA & SICHIERI, 2005). Discussão: Foram encontrados seis artigos no total, todos em português, publicados entre o ano de 2014 a 2019. De acordo com o tema, os seis artigos foram desenvolvidos no Brasil, sendo dois estudos descritivos, dois do tipo revisão de literatura, uma análise qualitativa e uma análise experimental. Conclusão: Faz-se mister atribuir, nesse contexto, certa ponderação ao seu uso, relevando a vulnerabilidade do indivíduo, bem como a forma, a finalidade do seu consumo e as manifestações clínicas atribuídas à cafeína contida no café (Cazarim & Araújo, 2011). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAZARIM, Maurílio de Souza; UETA, Julieta Mieko. Café: uma bebida rica em substâncias com efeitos clínicos importantes, em especial a cafeína. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 35, n. 3, p. 370, 2015. Disponível em:<“ http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/view/2896/1597”>. Acesso em: 04 de out. 2019.

DOS SANTOS, André Luís Prudêncio et al. EFEITO DA CAFEÍNA NO ORGANISMO1. Disponível em:<“

https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed3especial/5.pdf”>. Acesso em: 04 de out. 2019.

GOMIDE, Lígia Maria Micai et al. CAFEÍNA E CAFÉ: A DUALIDADE ENTRE SEUS EFEITOS TÓXICOS E ANTIOXIDANTES. Revista InterSaúde, v. 1, n. 1, p. 73-85, 2019. NUNES, Laura M. Café. 2010. Disponível em:<“http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/111/66”>. Acesso em: 04 de out. 2019.

RAMALHO, Maria Eduarda Oliverio; SOARES, Nathalia Maria. CAFÉ E SEUS BENEFÍCIOS. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 285-292, 2018. Disponível em:<“ https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/356/232”>. Acesso em: 04 de out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Lopes, D. M. (2020). CAFÉ: EFEITOS PREJUDICIAIS NO ORGANISMO HUMANO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11923

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas