UTILIZAÇÃO DE UMA BOMBA DE AMOSTRAGEM PARA COLETA DE MICRORGANISMOS PRESENTES NO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS

Autores

  • Maria Vitória Teixeira Cavalcante Centro Universitário Tiradentes
  • Maria Anilda dos Santos Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

bomba de amostragem, ambiente climatizado, microrganismos

Resumo

Introdução:Com o aparecimento dos ambientes climatizados, onde a temperatura e a umidade do ar passaram a ser controladas eos índices de renovação do ar bem como o índice de umidade diminuíram as suas taxas, foi percebida a importância na gestão da qualidade do ar que nós respiramos no diariamente.Na atualidade o homem passa uma grande parte do seu dia em ambientes fechados, que, se não devidamente monitorados, podem afetar significativamente o bem-estar diário e até a saúde de quem está exposto (CARVALHO, 2016; AFONSO et al, 2004). Objetivo: Para garantir que o ambiente de trabalho e estudos dos docentes, discentes e funcionários do Centro Universitário Tiradentes não tenham a sua qualidade de vida e concentração afetadas por microrganismos potencialmente patogênicos que possam estar nos filtros de ar-condicionado das salas, foi desenvolvida uma bomba de amostragem para coleta destes, com o objetivo de identificar os fungos presentes, indicar os níveis de contaminação por agentes biológicos, demonstrar a qualidade do ar de ambientes climatizados preconizada pela RE nº 9 – ANVISA e apontar os parâmetros de confortabilidade destes ambientes para a comunidade. Metodologia: Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais para embasar a pesquisa. Nas semanas seguintes serão avaliados os parâmetros de confortabilidade e a coleta do ar pela bomba de amostragem e as placas serão incubadas em estufa na temperatura de 37ºC durante 7 dias, sendo analisadas. Os dados coletados serão semanalmente atualizados em uma tabela no Excel. Resultados e discussão: Espera-se avaliar a eficiência da bomba de amostragem em teste e detectar a presença de fungos potencialmente patogênicos nos ambientes analisados durante o período de 2019 a 2020, identificando as espécies encontradas e quantificando-as. Os dados coletados serão interpretados e transformados em produções científicas, para que sejam publicadas em revistas e apresentadas em congressos, simpósios e feiras científicas. Conclusões:Desse modo, é almejado que a bomba de amostragem tenha a sua eficiência garantida, bem como os fungos encontrados nos ambientes climatizados do Centro Universitário Tiradentes sejam devidamente catalogados, e, caso sejam ultrapassados os limites previamente estabelecidos no padrão de confortabilidade, que possa haver as alterações necessárias para tornar os locais comuns adequados para o trabalho e as aulas da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vitória Teixeira Cavalcante, Centro Universitário Tiradentes

Estudante de Biomedicina e Direito no Centro Universitário Tiradentes.

Referências

AFONSO, M. S. M.; et al. A qualidade do ar em ambientes hospitalares climatizados e sua influência na ocorrência de infecções. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 181-188, 2004.

BRASIL (País). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ministério Público. Portaria n . 3.523 de 28 de agosto de 1998. Regulamento Técnico. Qualidade do Ar (Sistemas de Climatização). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 31 ago. Seção 1, p. 40-42, 1998.

BRASIL (País). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ministério Público. RE/Anvisa nº 9, de 16 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, 20 jan. 2003. Seção 1, p. 35-37, 2003.

CALDEIRA, C.; et al. Avaliação Microbiológica da Qualidade do Ar de Interiores: aspectos metodológicos e legais. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 10, n. 1, p. 51-60, jan. 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Cavalcante, M. V. T., & dos Santos, M. A. (2020). UTILIZAÇÃO DE UMA BOMBA DE AMOSTRAGEM PARA COLETA DE MICRORGANISMOS PRESENTES NO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11899

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC