A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ATUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Autores

  • Stefany Karoline de Almeida Soares Centro Universitário Tiradentes
  • Arianne Kimberly Barbosa da Matta
  • Daiane Leite de Almeida
  • Ana Lídia Soares Cota
  • Ronaldo Gomes Alvim

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Estratégia Saúde da Família, Saúde mental

Resumo

Introdução: A Saúde Mental está inserida no âmbito das políticas públicas e pode ser definida como parte do bem-estar integral ou a ausência de desordem mental do indivíduo. Através da Estratégia Saúde da Família, porta de entrada à saúde, é que a Saúde Mental deve ser inicialmente trabalhada. A Reforma Psiquiátrica no Brasil teve início no ano de 1978, a partir dos movimentos sociais que lutou pelos direitos dos pacientes psiquiátricos opondo-se à violência presente nos manicômios. Apenas em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) que regulamentou os direitos da pessoa com transtornos mentais extinguindo os manicômios no país, foi possível a expansão da rede integrada de atenção à saúde mental em vários estados brasileiros, em substituição aos leitos psiquiátricos (BRASIL, 2005). Objetivo(s): Este estudo buscou compreender as práticas e desafios da assistência de enfermagem no âmbito da Saúde Mental nas Estratégias Saúde da Família do Município de Maceió- AL. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo transversal, de caráter misto, onde 24 participantes foram entrevistados, 4 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem. Por meio do programa Excel® foram sorteadas de forma aleatória 8 equipes de ESF, uma por distrito sanitário do município. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL pelo CAAE 80832217.5.0000.5641. Realizou-se o agendamento via telefônica de reunião com cada diretor responsável pelas Unidades Básica de Saúde (UBS) em que as equipes estavam implantadas, a fim de apresentar-lhes maiores esclarecimentos da pesquisa. Quanto aos entrevistados, foram informados no momento da realização da coleta de dados a fim de evitar a interferência nas respostas para no intuito de obter resultados mais confiáveis. Resultados: Dentre as práticas e desafios encontrados, destacam-se a escuta, o acompanhamento, o matriciamento, falta de capacitação e infraestrutura inadequada, recursos humanos e monetários insuficientes, predomínio cultural pela assistência ineficaz ou ideologia vergonhosa do “doente mental”, receio e insegurança da equipe de enfermagem. Conclusão: Através de seus discursos, os participantes puderam identificar suas dificuldades, angústias e necessidades, consequentemente, alcançaram reflexões quanto as suas ações, práticas e desafios no âmbito da Saúde Mental e possíveis estratégias de mudança na assistência. Os desafios, apesar de reincidentes, são particulares entre os indivíduos em decorrência dos seus conhecimentos, preceitos e experiências. Ademais, quanto a atuação, é caracterizada como precária e inapropriada, mediante a grande demanda existente e aos fatores contributivos para os desafios discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

_______. Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica e política de Saúde Mental no Brasil. Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília, nov de 2005.

_______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648 de 28 de março de 2006. Brasília, v. 143 (61), 2006. Seção 1, p.71-6.

_______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: 2012.

_______. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, DF, 7 abr. 2001.

_______. Ministério da Saúde. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 25 jan. 2008.

_______. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da república Federativa do Brasil, DF, 24 dez. 2001.

_______. Ministério da Saúde. Centros de atenção psicossocial e unidades de acolhimento como lugares da atenção psicossocial nos territórios. Departamento de Atenção Básica. Brasília. DF, 2015.

OLIVEIRA, A. M. de, et al. Conhecimento de profissionais da estratégia saúde da família sobre depressão pós-parto. Rev J Enfermagem Sci Saúde, 2016. Vol. 6, n. 1, p. 17-26.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Soares, S. K. de A., da Matta, A. K. B., de Almeida, D. L., Cota, A. L. S., & Alvim, R. G. (2020). A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ATUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11895

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC