FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Fisioterapia, Hidroterapia, Síndrome de DownResumo
Introdução: As condições genéticas da Síndrome de Down (SD) podem influenciar a estrutura e a função cerebral interferindo no desenvolvimento de habilidades intelectuais e motoras. A criança pode apresentar déficits cognitivos, distúrbios na fala, hipotonia, déficits de equilíbrio postural e coordenação dos movimentos, dificultando aquisição de experiências motoras e a exploração do ambiente, prejudicando o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM). A Fisioterapia possui diversas formas de abordagens e recursos utilizados como intervenção para as crianças com SD, no entanto, essas crianças solicitam uma abordagem global que pode ser efetivada com a Fisioterapia Aquática.Objetivo:Realizar um relato de experiência sobre os atendimentos realizados pelos discentes participantes daLiga Acadêmica de Fisioterapia Aquática (LAFA) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL).Metodologia:Foi realizado um relato de experiência sobre a participação dos discentes participantes na LAFA da Unit/AL nos atendimentos das crianças com Síndrome de Down (SD) do Instituto Amor 21, realizados na piscina terapêutica da Clínica de Fisioterapia da Unit/AL. A intervenção foi realizada uma vez por semanacom a duração de 45 minutos. A abordagem terapêutica foi baseada no Conceito Halliwick almejando a promoção de estratégias diversas para o controle motor, independência funcional, aprendizado sensorial e cognitivo utilizando atividades lúdicas. Resultadose Discussão: A participação nos atendimentos da LAFA possibilitou a vivência prática da profissão para os acadêmicos, proporcionando uma visão profissional baseada no conceito atual de saúde, uma vez que, abordou o aspecto motor, sensorial, cognitivo e da funcionalidade das crianças com SD. Para a população atendida, foi possível proporcionar um atendimento específico que é difícil acesso para à população em geral, buscando a promoção da saúde da criança. Ao conciliar o entendimento das diversas disfunções da criança com SD,dos efeitos fisiológicos no corpo em imersão, Considerando as propriedades específicas da água como pressão hidrostática, força de flutuação, viscosidade e fluxo turbulento, a fisioterapia aquática promove o estímulo do sistema sensório-motor, através do feedback sensorial adequando o controle neuromuscular e, consequentemente o equilíbrio postural.Conclusão: A Liga Acadêmica de Fisioterapia Aquática (L.A.F.A.) do Centro Universitário Tiradentes foi criada a fim de proporcionar a abordagem no meio aquático em diversas disfunções, em especial, para as crianças com SD. A cada semestre as crianças são avaliadas em relação ao DNPM e funcionalidade, sendo gerado relatório para os pais estarem cientes do desenvolvimento infantil. Em relação à vivência do acadêmico possibilita a prática clínica, acesso à conteúdos que agregam na sua formação profissional e a produção de estudos científicos.Downloads
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