VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE COMO UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS
Palavras-chave:
Grupos, Multidisciplinar, SUSResumo
INTRODUÇÃO: Após a promulgação da Lei Orgânica 8080/90 houve a necessidade da modificação na formação dos profissionais de saúde, de forma que a graduação ainda torna-se restrita no que diz respeito ao estudo do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo-se necessário a participação de acadêmicos e profissionais em projetos de caráter multidisciplinar e que não enfoquem apenas na teoria, mas que a interligue com práticas. Sendo assim, o projeto VER-SUS constitui um dispositivo que permite aos participantes experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde,
entendido enquanto princípio educativo possibilitando a formação de profissionais comprometidos. OBJETIVOS: Descrever a vivência do projeto VER SUS-AL como uma ferramenta de na formação dos acadêmicos. MÉTODOS: Relato de uma imersão teórica, prática e vivencial na realidade do SUS que ocorreu em Maceió-AL em uma Universidade Pública com duração de 12 dias. Para participação houve uma seleção dividas em 2 fases, uma online através de um questionário semiestruturado e alguns aspectos sociais, e outra presencialmente com diversas atividades em grupo, os interessados não deveriam ser estritamente da saúde, sendo acadêmicos/profissionais de diversas áreas. Nas discussões eram divididos grupos que através da leitura de textos, documentários e filmes estudavam cada temática relacionada ao SUS, como a definição de saúde, populações em situação de vulnerabilidade, organizações de saúde e aspectos históricos. Em seguida ocorreram as visitas, como Unidade Básica de Saúde, comunidade de candomblé, Encontro Estadual do
MST, tribo indígena, sistema prisional, CAPS e hospital psiquiátrico. RESULTADOS: Participaram 70 indivíduos de diversos estados dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Odontologia, Saúde Coletiva e Comunicação Social. Ao final do projeto quando questionados acerca das impressões sobre o mesmo, todos em algum momento mencionou a mudança de visão relacionada à pessoa e ao profissional que gostaria de ser e como a saúde e o SUS estão ligados as determinantes sociais, essa construção se deu através dos espaços de discussões e intercambio entre pessoas advindas de distintos
contextos, com uma perspectiva de transformar a realidade no estado de Alagoas a partir do protagonismo estudantil já que a grande maioria não tiveram a oportunidade de discutir durante a sala de aula as experiências vivenciadas. CONCLUSÃO: É imprescindível a participação de acadêmicos em projetos que visem a melhoria na atuação no serviço público em saúde, não obstante disso, a multidisciplinaridade se apresenta como um fator muito importante no processo ensino-aprendizagem. Pois, a partir dos relatos pode-se afirmar que a experiência através do projeto possibilitou conhecer profundamente mais de perto a realidade em questão, levando-os a mudança de compreensões e posições acerca da conjuntura atual de saúde e é percebido como uma enorme contribuição para a formação acadêmica, profissional e política.
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Referências
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PINTO, ALP. Sistema Único de Saúde e Fisioterapia: reflexões acerca da formação destes profissionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Pública). Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011.
FERLA, AA, MARANHÃO, T; PINTO, HA (Org.). Vivências e estágios como dispositivo da aprendizagem: Refletindo sobre o VERSUS. 1 ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2017. 113.
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