PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE NO BAIRRO DA LEVADA EM MACEIÓ/AL.

Autores

  • Larissa Assunção Vieira CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Danielle Shimizu CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Marcella Duque Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Tiradentes, UNIT, Brasil.

Palavras-chave:

Comunidade, praça, urbanismo

Resumo

O espaço urbano possui a finalidade de integrar a comunidade a usar as ruas com segurança e infraestrutura adequada para uma caminhabilidade e uso confortável. O bairro da Levada, localizado em Maceió- AL, é uma região popular de classe baixa, com carência de infraestrutura nas ruas, um índice baixo de caminhabilidade urbana necessitando de uma intervenção permanente na região. Para um espaço que integre a comunidade e possibilite melhorias foi proposto nas disciplinas de Práticas de Urbanismo-III e Ateliê de Projetos Institucionais, uma escola de tempo integral para atender crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. O conceito elaborado para o projeto preliminar da escola foi somar, unir a comunidade através de um centro educacional que ofereça a região uma praça que contém uma ciclofaixa, um ambulatório, quadra esportiva e parque infantil. Com os déficits encontrados o estudo tem como objetivo a elaboração de uma proposta projetual, em nível de estudo preliminar, que contempla as atividades das disciplinas de modo a propor um projeto que integra um espaço educacional ao espaço público para uso permanente da comunidade e mobilidade urbana adequada. Foi realizado um diagnóstico urbano no bairro, levantamento do índice de caminhabilidade para identificar o fluxo de mobilidade urbana, coleta de dados da existência de creches escolas municipais que atendam crianças de 0 a 5 anos, recomendando como forma de intervenção permanente a escola creche com a praça de uso comum. O conjunto de planejamento urbano e projeto arquitetônico proporciona melhorias na vida diária dos moradores da região, na qualidade de ensino educacional e mobilidade urbana de interação social da população. As funções arquitetônicas para organização de escolas favorecem conforto ambiental, fluxo e ergonomia, aplicando um novo método de integrar o entorno da região, agregando uma cultura de uso ao espaço público de convivência. O projeto traz uma modificação nova para o bairro, já que a região possui um leque variado de potencialidades para seus moradores onde encontra-se grandes pontos de comércio, feira livre, áreas residenciais, o espaço realmente possui potencialidades, mas também encontra-se problemáticas como a falta de saneamento básico, infraestrutura, calçadas desniveladas, excesso de lixo, terrenos sem uso, fazendo a situação do bairro se tornar degradante. Com a proposta a comunidade, poderá desfrutar de um ambiente de convívio comum como uma praça e boa vegetação para bom conforto térmico criando um ponto de interesse para uso diário.

 

Palavras-chave: Comunidade, praça, urbanismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Assunção Vieira, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Formada em Design de Interiores e graduanda em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Marcella Duque, Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Tiradentes, UNIT, Brasil.

Atualmente é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL. Graduada em Design de Interiores no Instituto Federal - IFAL. Monitora na área de Conforto Ambiental I. Estagiária SERIS - Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social. Participante do grupo de pesquisa MAPA: "Memória, Arquitetura e Paisagem" (PROVIC).

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2014.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015.

SPECK, Jeff. Cidade caminhavél. São Paulo: Perspectiva, 2017.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Vieira, L. A., Shimizu, D., & Duque, M. (2020). PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE NO BAIRRO DA LEVADA EM MACEIÓ/AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11176

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas