A ONIPRESENÇA DO INQUÉRITO POLICIAL COMO SINTOMA BIOPOLÍTICO

Autores

  • Marcelo Herval Macêdo Ribeiro Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

contaminação, inquérito policial, sentença criminal.

Resumo

O inquérito policial é um procedimento de natureza administrativa, cuja finalidade precípua consiste na obtenção de informações relativamente a um suposto fato criminoso. Nesse sentido, é possível afirmar que o inquérito policial se reveste de um caráter instrumental, na medida em que os atos procedimentais realizados em seu interior visam a servir como instrumento informativo direcionado ao titular da ação penal, objetivando consubstanciar a opinio delicti e a eventual propositura da exordial acusatória.

Na sistemática processual penal brasileira, o inquérito policial se afigura como procedimento dispensável, porquanto seja possível que a ação penal se inicie mesmo sem quaisquer diligências policiais. Sem embargos, calha observar que, na prática forense, o inquérito policial é instrumento utilizado em parcela majoritária de ações penais, de tal sorte que a dispensabilidade acima referida não é habitualmente percebida. Além disso, o inquérito policial se classifica como expediente discricionário, sigiloso, inquisitivo e indisponível.

Atentando-se às características supramencionadas, a reforma processual penal de 2008 conferiu nova redação ao anterior artigo 157, estatuindo que o juiz não poderá fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação. É dizer: proibiu o legislador reformista que os Magistrados utilizassem, como mecanismos exclusivos aptos a fundamentar uma eventual decisão condenatória, os elementos de investigação coligidos no curso do inquérito.

Contudo, o que se observa hodiernamente é “uma forte intromissão do inquérito policial nas decisões do julgador, até mesmo em sua sentença, imprimindo nela a marca do circuito epistêmico erigido ainda na fase preliminar” (SAMPAIO, 2017, p. 353). Deveras, o inquérito policial ultrapassa suas funções declaradamente oficiais, influenciando, não raras vezes, o convencimento do Magistrado a respeito de um suposto fato criminoso submetido à sua análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Augusto Jobim do. Política da prova e cultura punitiva: a governabilidade do processo penal brasileiro contemporâneo. São Paulo: Almedina, 2014, p. 446.

BARROS, Flaviane Magalhães. (Re)forma do Processo Penal. Comentários críticos dos artigos modificados pelas Leis n. 11.690/08, n. 11.719/08 e n. 11.900/09. 2ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2009, p. 27.

CORDERO, Franco. Guida alla procedura penale. Torino: UTET, 1986.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. O papel do juiz no processo penal. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda (coord.). Crítica à teoria geral do direito processual penal. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, p. 25.

LOPES JR., Aury; GLOECKNER, Ricardo Jacobsen. Investigação preliminar no processo penal. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 101-113.

LOPES JR., Aury. Fundamentos do Processo Penal - Introdução Crítica. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 162.

MARTINS, Rui Cunha. O Ponto Cego do Direito: The Brazilian Lessons. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 23.

SCHUNEMANN, Bern. O juiz como um terceiro manipulado no processo penal? Uma confirmação empírica dos efeitos perseverança e aliança. In: GRECO, Luís. Estudos de direito penal, direito processual penal e filosofia do direito. São Paulo: Marcial Pons, 2013, p. 208-219.

TÁVORA, Nestor. ALENCAR, Rosmar. Curso de direito processual penal 12. ed.rev. e atual. Salvador: Ed. JusPodivm. 2017

SAMPAIO, André Rocha. Profanando o dispositivo “inquérito policial” e seu ritual de produção de verdades. Revista Brasileira de Ciências Criminais | vol. 134/2017 | p. 351 - 383 | Ago / 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Macêdo Ribeiro, M. H. (2020). A ONIPRESENÇA DO INQUÉRITO POLICIAL COMO SINTOMA BIOPOLÍTICO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11168

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC