EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA COM APARELHO EXPANSOR TIPO HYRAX ANCORADO EM MINI-IMPLANTES: RELATO DE CASO.

Autores

  • Nayara Cavalcante Peixoto CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Igor Durval Ramos Barros Centro Universitario Tiradentes
  • Maykon David Santos Silva Centro Universitario Tiradentes
  • Jéssika Júlia Silva de Souza Centro Universitario Tiradentes
  • Ryan Ramid da Silva Pires Centro Universitario Tiradentes
  • Hibernon Lopes Filho Professor/Doutor em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Palavras-chave:

Expansão maxilar, Ortodontia, Técnica de expansão palatina.

Resumo

RESUMO: Introdução: A deficiência transversa da maxila é uma maloclusão de etiologia multifatorial, sendo mais prevalente associada a hábitos deletérios ou de caráter genético e hereditário. Como essa maloclusão tem chances remotas de reparação espontânea quando já estabelecida na dentição permanente, o tratamento de escolha tem sido a expansão rápida da maxila (ERM). A ERM trata-se de um procedimento terapêutico que atua alterando a conformação do osso maxilar e suas estruturas vizinhas, e tem sido o tratamento de escolha por muitos ortodontistas almejando o principal efeito na abertura da sutura palatina mediana através da ativação do parafuso expansor. Objetivo: O objetivo desse trabalho é relatar um caso clinico de paciente com deficiência transversa da maxila que foi executada através de um plano de tratamento eficaz e não invasivo, mostrando a necessidade do profissional estar atento ao diagnóstico correto, para adotar os meios auxiliares corretos e adequados para que, consequentemente, a conduta terapêutica seja a mais satisfatória possível. Relato de caso: Paciente gênero feminino, 23 anos e 6 meses de idade, compareceu a clinica odontológica relatando ter ‘’mordida torta’’. Após exame clinico, radiográfico e modelos de estudo foi verificado que a mesma apresentava oclusão em classe III, mordida cruzada posterior bilateral e anterior. O exame extra bucal apresentou perfil facial agradável. Foi realizado o planejamento e o aparelho de escolha foi do tipo Hyrax por se tratar de um aparelho expansor bastante usado e eficaz no tratamento de expansão da maxila, sendo ancorado em mini-implantes. Em seguida o aparelho foi confeccionado e devidamente instalado, para então o tratamento ser, de fato, iniciado. A paciente foi orientada a ativar o aparelho ¼ de volta de manhã e ¼ de volta à noite, durante 14 dias, para que a sutura palatina mediana fosse devidamente disjuntada. Após a remoção do Hyrax, o tratamento deve seguir com a fase de alinhamento e nivelamento dos dentes com aparelho ortodôntico fixo convencional. Resultados: Abertura da sutura palatina mediana, sendo confirmada clinicamente através do diastema entre os incisivos centrais e ganho de espaço na arcada superior. Conclusão: Pode-se então concluir que o aparelho expansor do tipo Hyrax é um procedimento que apresenta muitas vantagens, como facilidade de confecção, fácil higienização, proporcionando ao paciente um tratamento satisfatório com baixo custo e menores desconfortos. Sendo indispensável e fundamental a colaboração do paciente, fazendo as ativações corretamente, para que os resultados sejam de acordo com o esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARATIERI, C. et al. Efeitos transversais da expansão rápida da maxila empacientes com má oclusão de Classe II: avaliação por Tomografia Computadorizada Cone-Beam. Dental Press J Orthod, v. 15, n. 5, p. 89-97, Set/Out, 2010.

BRUNETTO, D. P. et al. Tratamento não-cirúrgico da deficiência transversal emdultos com expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes. R Dental Press Ortodon Ortop Facial, v.22, n.1, p.110-125, Jan/Fev, 2017.

CASTRO, C. Deficiência esquelética transversal maxilar em dentição temporária e mista. 2017. Relatório final de estágio do Mestrado Integrado em Medicina Dentária,Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Gandra, 2017.

DAVID, S. M. N. et al. Avaliação e mensuração da sutura palatina mediana por meioda radiografia oclusal total digitalizada em pacientes submetidos à expansão rápida maxilar. R Dental Press Ortodon Ortop Facial, v. 14, n. 5, p. 62-68, set./out. 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Peixoto, N. C., Barros, I. D. R., Silva, M. D. S., de Souza, J. J. S., Pires, R. R. da S., & Filho, H. L. (2020). EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA COM APARELHO EXPANSOR TIPO HYRAX ANCORADO EM MINI-IMPLANTES: RELATO DE CASO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11150

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas