HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM REFLEXO DA IDENTIDADE CULTURAL DE UM POVO GUERREIRO
Palavras-chave:
guerreiro alagoano, Habitação de Interesse Social, projeto de arquiteturaResumo
RESUMO: Segundo Poleto (2011), a criação da HIS – Habitação de Interesse Social –, foi destinada à população de baixa renda, possuindo tipologia de blocos habitacionais médios e residências multifamiliares, introduzidas no mercado para resolver o déficit habitacional, e produzidas em massa, visando apenas a funcionalidade e baixo custo. Essa produção em massa estabeleceu uma padronização na HIS ao longo dos anos; atualmente os conjuntos possuem plantas padrão e acabam negligenciando fatores bioclimáticos e visuais, visto que o conforto é essencial para assegurar uma boa qualidade de vida aos usuários. O presente artigo tem como objetivo projetar uma HIS, com duas unidades em um terreno de 441,41 m² localizado no bairro serraria na cidade de Maceió/AL. O trabalho surgiu a partir do estudo de caso em um conjunto habitacional na cidade de Maceió, proposto pela disciplina de Práticas de Arquitetura e Urbanismo II do Centro universitário Tiradentes (UNIT/AL). O conceito trabalhado foi a identidade cultural alagoana a partir do Guerreiro, Folguedo tipicamente alagoano, seguindo três diretrizes projetuais: Regionalidade através de uma arquitetura vernacular; sustentabilidade a partir da escolha dos materiais e métodos construtivos; acessibilidade prevendo espaços passível de adaptação para usuários com necessidades especiais, segundo a norma de acessibilidade NBR 9050 (2015). A escassez de recursos públicos e o empobrecimento populacional vêm tornando cada vez mais complexo o problema do déficit habitacional do país. Nos tempos atuais, faz-se cada vez mais necessária a busca por novas alternativas no ramo da construção civil, principalmente quando o interesse está relacionado a HIS. (BARBOZA; BARBIRATO; SILVA, 2007, p.3). Um estudo realizado por Pires (2004), comparando o tijolo cerâmico convencional com o tijolo modular de solo-cimento viabilizada a utilização do tijolo de solo-cimento em construção de interesse social, embora o custo do tijolo modular seja 12,66% maior que o da alvenaria de bloco cerâmico, o tijolo de solo-cimento apresenta um excelente custo benefício. Estratégias bioclimáticas foram adotadas para promover maior conforto térmico a edificação, como a ventilação cruzada e as recomendações previstas na norma de desempenho NBR 15220-3 (2005). Conceber a habitação como mera proteção contra as intempéries, é reduzir o homem à sua dimensão biológica, não satisfazendo, portanto, sua dimensão social. A habitação para o homem é o ponto de referência para o mundo: o lugar onde constrói seus sonhos de futuro, e para onde ele sempre retorna. Estar em casa é mais do que estar abrigado; é estar protegido num universo próprio e ao mesmo tempo no centro do universo. (PALERMO, 2007, p.3) O barateamento do projeto não pode afetar o bem-estar e o convívio do usuário e esse princípio precisar ser aplicado desde a concepção do espaço.
Downloads
Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
______. NBR 15220-3. Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, 2005.
BARBOZA, Aline da Silva Ramos; BARBIRATO, João Carlos Cordeiro; SILVA, Marcelle Maria Correia Pais. Avaliação do uso de bambu como material alternativo para a execução de habitação de interesse social. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.8, n.1, p.115-129, jan./mar. 2008.
PALERMO, Carolina et al. Habitação social: uma visão projetual. In: Colóquio de Pesquisas em Habitação, 4., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: EAUFMG, 2007. Disponível em: <http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/coloquiomom/comunicacoes/palermo.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018
PIRES, Ilma Bernadette Aquino. A utilização do tijolo ecológico como solução para construção de habitações populares. 2004. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso - UNIFACS, Universidade Salvador, Salvador, 2004.
POLETO, Sálua Kairuz Manoel. Referências europeias de arquitetura e urbanismo nas origens da produção de habitação de interesse social no Brasil (1930-1964). 2011. 364 p. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.
SZÜCS, Carolina Palermo et. al. Sustentabilidade Social e Habitação Social: In: Encontro Nacional e Encontro Latino-americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, 2. 2007, Campo Grande. Anais... Campo Grande: ELECS, 2007. Disponível em: < http://www.elecs2013.ufpr.br/wp-content/uploads/anais/2007/2007_artigo_145.pdf> Acesso em :27 mar. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.