AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Franciellen Lopes Melo UNIT
  • Flamel da Silva UNIT
  • Karla Thaisa Fulco Carvalho UNIT
  • Nicolle Mayanna Mayanna Dantas da Silva UNIT
  • Millena Jacinto de Oliveira UNIT
  • Júlia Santos Lima UNIT
  • Anne Rose Marques dos Santos UNIT

Palavras-chave:

Câncer de Mama, Educação em Saúde, Saúde Pública.

Resumo

INTRODUÇÃO: Câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos (INCA, 2014). Ele é considerado problema de saúde pública e é um grupo patológico heterogêneo, com comportamentos distintos (BRASIL, 2013). Os fatores de riscos estão ligados a fatores ambientais (obesidade, sedentarismo), hormonais (menarca precoce, nuliparidade, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa tardia) e genéticos (história familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos) (INCA, 2014). Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011. Especificamente para a neoplasia da mama, existe , desde 1990, a campanha “Outubro Rosa”, com os objetivos de estimular a participação popular no controle desta doença, gerar conhecimento sobre a mesma e possibilitar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento a fim de cooperar com a redução da mortalidade. OBJETIVO: Relatar as experiências de acadêmicos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Maceió, vivenciadas durante uma ação promovida pela Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde Coletiva (LAMSC) em uma Unidade de Saúde Localizada em Maceió - Alagoas, evidenciando a importância da divulgação da campanha. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência dos integrantes da LAMSC vivenciado em uma unidade de saúde localizada em Maceió-Al em alusão ao Outubro Rosa. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi desenvolvida com as pacientes atendidas em uma Unidade de Saúde. Primeiro foi realizado um acolhimento pelos integrantes da LAMSC. Em seguida, as pacientes foram encaminhadas a uma sala de espera, onde foi realizada uma roda de conversa sobre o câncer de mama (masculino e feminino), o autoexame e a mamografia. As pacientes participaram de forma ativa e foi observado que a maioria tinha um breve conhecimento sobre o câncer de mama, sabiam sobre o autoexame, mas não sabiam realiza-lo. CONCLUSÃO: Podemos concluir que a ação foi muito satisfatória e notou-se que é necessário que as ações de educação em saúde acerca do tema, sejam executadas com mais frequência para obter um diagnóstico o mais precoce possível, uma vez que a grande maioria das mulheres não sabiam realizar o autoexame. A realização do exame, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. – 2. ed, Brasília, 2013.

Ministério da Saúde. OUTUBRO ROSA 2018. 2018. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/material-divulgacao.asp>. Acesso em: 10 out. 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Melo, F. L., da Silva, F., Carvalho, K. T. F., Dantas da Silva, N. M. M., de Oliveira, M. J., Lima, J. S., & dos Santos, A. R. M. (2020). AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11142

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas