OS ASPECTOS PROFILÁTICOS DA NEFROLITÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Natália Costa Larré UNIT-AL
  • Mirna Soares Moreira UNIT-AL
  • Matheus Soares Baracho Ramos UNIT_AL
  • Leonardo Albuquerque da Costa1 UNIT-AL
  • Carla Santos de Lima UNIT-AL

Palavras-chave:

Nefrologia, nefrolitíase, comunidade, prevenção

Resumo

Natália Costa Larré1(Autora), e-mail: natalia.clarre@souunit.com.br;                                          Mirna Soares Moreira1 (Coautora), e-mail: mirnasmoreira@gmail.com;                                 Matheus Soares Baracho Ramos1 (Coautor), e-mail: matheus_baracho@hotmail.com;       Leonardo Albuquerque da Costa1 (Coautor), e-mail: leoalbucosta@gmail.com;                          Carla Santos de Lima1 (Orientador), e-mail: carla_santosdelima@hotmail.com; 

Centro Universitário Tiradentes[1]/Medicina/Alagoas, AL.

INTRODUÇÂO: A nefrolitíase cresce no mundo e resulta em custos para o sistema de saúde. Pesquisas relacionam essa doença com morbidades graves, sendo que a litíase renal acomete ambos os sexos e é mais prevalente entre os homens. Vários fatores contribuem para essa patologia como alimentação com alto consumo de sódio, baixa ingesta de água, sedentarismo e histórico familiar. OBJETIVO: Esta experiência teve como objetivo aprofundar as relações dos alunos com a comunidade aliado ao aprofundamento do conhecimento na área da nefrologia, promovendo a saúde referente a nefrolítiase. METODOLOGIA: O resumo presente trata-se de um relato de experiência, o qual teve como embasamento teórico a análise de 25 artigos das plataformas Scielo e PubMed, tendo como facilitadores cartazes, panfletos e peças anatômicas. RESULTADOS: A ação em saúde foi realizada Unidade Docente Assistencial (UDA) Dr. José Lages Filho na sala de espera, como uma roda de conversa, com a participação de aproximadamente 12 ouvintes, foram explicados a epidemiologia, a etiologia, os principais sinais e sintomas e o tratamento, de forma simples e objetiva, buscando se adequar a linguagem social dos pacientes. Por meio de imagens em cartaz e peças anatômicas, as explicações foram didáticas, buscando melhorar a visualização e entendimento dos presentes. Todo esse esclarecimento tem como função conscientizar as pessoas para a prevenção da doença, por meio do aumento da ingesta líquida e a redução de certos alimentos, se houver fatores hereditários ou recidivas. Assim como, saber e identificar os sintomas mais clássicos para contatar o médico e iniciar a investigação, já que a dor lombar isoladamente possui inúmeros diagnósticos diferencias no adulto e são aliviados na maioria das vezes por automedicação. CONCLUSÃO: Na ação em saúde na UDA, Dr. Jose Lages Filho, conseguimos evidenciar bons resultados em relação à educação dos ouvintes. Foi a partir das atividades realizadas e da participação dos presentes, da troca de informações e conhecimentos entre usuários e profissionais que desenvolvemos ações que promoveram a prevenção, a promoção e a informação do tratamento da litíase renal e de como é importante essa prevenção, pois, o agravamento dessa doença pode evoluir para uma perda da função renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Costa Larré, UNIT-AL

Estudante de Medicina

Referências

DUNCAN, B. B.; SCHMIDT, M. I.;GIUGLIANI, E. R. J.; DUNCAN, M. S.; GIUGLIANI, C. Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

BARROS, E. J.; THOMÉ, F. S.;MANFRO, R. C.;GONÇALVES, L. F. S. Nefrologia: rotinas, diagnóstico e tratamento. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Costa Larré, N., Soares Moreira, M., Soares Baracho Ramos, M., Albuquerque da Costa1, L., & Santos de Lima, C. (2020). OS ASPECTOS PROFILÁTICOS DA NEFROLITÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11111

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas