MIRANTES MEXICANOS EM CONTROVÉRSIA COM MIRANTE DE MACEIÓ
Palavras-chave:
arquitetura mexicana, mirantes, pontos turísticos.Resumo
Introdução: Esse resumo trata de questões surgidas através da experiência de intercâmbio pelo ProMAI, oferecido pelo UNIT, que teve início em agosto de 2017 e finalizou em julho de 2018, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, feito no México, na cidade de Monterrey. O objetivo desse intercambio foi conhecer a cultura mexicana, e a relação entre seus hábitos e sua arquitetura. Durante o intercâmbio foram visitadas 32 cidades e pueblos do México, nas quais pôde-se perceber em quase todas as localidades, a presença de mirantes com grande quantidade de visitantes. O fato destes “miradouros” serem tão frequentados, demonstra a importância que a cidade dá ao ato de mirar a paisagem, e com isso, reflete a valorização do lugar. O mesmo não acontece nos mirantes de Maceió, que frequentemente não são valorizados, não oferecem segurança e não têm uma boa estrutura de modo a incentivar a visitação e a permanência. Objetivo: Dessa forma, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância e o papel que o mirante pode desempenhar na cidade, através da comparação entre os mirantes visitados no México e os existentes na cidade de Maceió. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido através da visita, percepção e registro de mirantes das duas localidades, como também através da pesquisa bibliográfica sobre a história dos mirantes das localidades abordadas. Resultados: Observou-se que os mirantes do México, são lugares com simbolismo, lendas, história, eventos importantes, festivais, tradições, boa comida, mercados artesanais e as vezes podendo dar visibilidade a algum monumento histórico reconhecido por todo o mundo, como por exemplos, as pirâmides, que estão localizadas em alguns dos pueblos. Todos os pueblos são pontos turísticos e muito visitados por pessoas de todo o mundo. Os mirantes de Maceió, apesar de se igualar em potencialidade, não conseguem o mesmo tipo de valorização e nem são prestigiados da mesma maneira. Conclusão: Acredita-se que este trabalho irá contribuir para destacar o potencial histórico, turístico e paisagístico dos mirantes alagoanos, tirando-os do atual esquecimento, e contribuindo para a valorização e frequentação desses espaços, e através deles, da paisagem maceioense.
Autor: Bárbara Regina Moraes Pontes
Downloads
Referências
CERULLO, Flávia Campos; SOUZA, Helena dos Santos; TAVARES, Ingrid Maria Lima. MIRANDO O CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO DA CIDADE DE MACEIÓ A PARTIR DA PERSPECTIVA DO MIRANTE FLORIANO PEIXOTO: Um retrato da expansão urbana para o litoral norte da cidade. 2017. Regimes Urbanos e Governança Metropolitana. – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2017.
HAMNETT, Brian R. História Concisa do México. Cambridge, Inglaterra. Edipro, 2016.
ANDA ALANÍS, Enrique X. Historia de la arquitectura mexicana. México, Editorial Gustavo Gili, 2013.
VASCONCELOS, D. A. L. de. Evolução histórica do destino turístico Maceió-Alagoas, Brasil: de antecedentes à atual situação. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 6, Número 1, Jan./Jun. 2016 p.139-164
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.