EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE: PASTORAL DA CRIANÇA

Autores

  • Giovanna Zirpoli Abath Centro Universitário Tiradentes
  • Laís Rytholz Castro
  • Laís Santos Lima
  • Leonardo Souza de Oliveira
  • Paulo Tojal Dantas Matos
  • THERESA CRISTINA DE ALBUQUERQUE SIQUEIRA

Palavras-chave:

Educação, Empoderamento, Prevenção.

Resumo

RESUMO: INTRODUÇÃO: A Pastoral da Criança (PC) é um organismo de ação social da Igreja Católica que alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem. Estes assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Sua missão, além de promover o desenvolvimento das crianças, é contribuir para que famílias e comunidades realizem sua própria transformação (PASTORAL DA CRIANÇA, 2018). Pesquisas científicas apontam os hábitos de vida como os principais fatores de interferência na saúde da população, como hábitos alimentares e de higiene. Ações de educação em saúde buscam promover a orientação e fornecer conhecimento para a resolução dos problemas de saúde junto às comunidades. OBJETIVOS: proporcionar um dia diferente às integrantes da PC, com informações sobre cuidados de higiene e alimentação, relacionados tanto à saúde das mães, como das crianças; comemorar o dia das mães com um café da manhã.  METODOLOGIA: No dia da atividade, mulheres e crianças foram reunidas na área externa e as informações foram passadas de forma clara e em linguagem acessível. Foram utilizados materiais como água sanitária, frutas e bacias (para demonstrar a lavagem dos alimentos), escova de dente e cavidade oral feita de garrafas pet (para demonstrar a correta escovação dos dentes). Além dos recursos materiais, foram utilizados recursos visuais: figuras expostas, e recurso auditivo: música para ensinar a escovação dos dentes às crianças. Além disso, foram entregues panfletos e receitas saudáveis às mães. RESULTADOS: Muitas mães aprenderam a importância de lavar frutas e verduras, antes do consumo, como forma de evitar doenças. Além disso, a necessidade de lavar as mãos antes das refeições, antes e depois de ir ao banheiro, tomar banho e escovar os dentes foram pontos de maior compreensão. Dessa maneira, as mães se sentiram mais responsáveis pela higiene dos seus filhos e empoderadas sobre a saúde deles; e, os estudantes, se sentiram gratificados por poder colaborar para a mudança da história dessas famílias. CONCLUSÕES: Após esse relato de experiência sobre a ação em saúde na PC, conclui-se que foram vários os impactos da atividade, tanto para a comunidade quanto para os acadêmicos. No tocante à comunidade, percebeu-se a sensação de felicidade daquelas mães por estar fazendo parte daquele dia diferente, sendo homenageadas, e também o quanto estavam atentas ao que era trabalhado, o que é de fundamental importância para a disseminação dessas informações relevantes sobre saúde. Já para a formação médica, foi importante a forma de como foi transmitida a informação, deixando de lado a formalidade e os jargões médicos, algo fundamental no exercício da prática clínica. Além disso, percebeu-se como são valorosas essas atividades preventivas, retirando-se o foco apenas da cura das doenças, para conferir uma maior importância ao conjunto biopsicossocial da saúde, além de fortalecer o vínculo entre comunidade e profissionais de saúde.

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Referências

PASTORAL DA CRIANÇA. Quem somos. 2018. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/> Acesso em: 08 de junho de 2018.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Abath, G. Z., Castro, L. R., Lima, L. S., de Oliveira, L. S., Matos, P. T. . D., & SIQUEIRA, T. C. D. A. (2020). EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE: PASTORAL DA CRIANÇA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11067

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas