ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL EM MACEIÓ NO ANO DE 2018: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Ana Flávia Leão Melro Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Baixa Renda, Desnutrição infantil. Estudo epidemiológico.

Resumo

A desnutrição infantil caracteriza-se por ser uma patologia de natureza clínico-social multifatorial. Assim, quando tal problemática ocorre na infância, esta vem sendo associada à maior mortalidade, recorrência de doenças infecciosas, e prejuízos no desenvolvimento psicomotor, escolar e físico, repercutindo também na capacidade reprodutiva na idade adulta.  De acordo com o Ministério da Saúde,2017, as mortes relacionadas à desnutrição atinge aproximadamente 20%, acarretando em um grave problema de saúde pública no território brasileiro. Isso se deve a uma carência na atenção básica, sobretudo no método correto de introdução alimentar e práticas de saúde no ambiente doméstico e escolar, principalmente na margem populacional carente.  A experiência aconteceu em uma creche escola pertencente ao território atendido pela Unidade de Saúde da Família de Guaxuma, Maceió – AL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SAWAYA, Ana Lydia. Desnutrição: consequências em longo prazo e efeitos da recuperação nutricional. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/14.pdf> . Acesso em 27 Oct. 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Melro, A. F. L. (2020). ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL EM MACEIÓ NO ANO DE 2018: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11054

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas