TRATAMENTO ORTODÔNTICO INTERCEPTATIVO PRÉ-ENXERTO EM PACIENTES FISSURADOS: RELATO DE CASO.

Autores

  • Cristiane Augusto Sarmento da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Danila Bezerra de Moura Centro Universitário Tiradentes
  • José Leandro Santos da Silva Filho Centro Universitário Tiradentes
  • Jady Borges Machado de Oliveira Centro Universitário Tiradentes
  • Maykon David Santos Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Hibernon Lopes Filho Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

, Enxerto de Osso Alveolar, Fenda Labial, Ortodontia Interceptora

Resumo

Introdução: As fissuras labiopalatinas (FLP) são malformações congênitas estabelecidas na vida intrauterina de etiologia multifatorial, que trazem como consequência, uma série de alterações que comprometem a fala, aspectos psicossociais, a estética facial e dentária, e correspondem cerca de 15% de todas as malformações. As fissuras se desenvolvem a partir da ausência de junção dos processos nasais mediais, laterais e maxilares de apenas um dos lados ou dos dois, sendo sua incidência no Brasil em torno de 1:650. Objetivos: O objetivo deste trabalho é destacar a importância do correto protocolo no tratamento ortodôntico pré-enxerto em pacientes com fissuras labiopalatinas. Metodologia: Foram buscados artigos em periódicos em banco de dados online que datam os últimos 10 anos disponíveis em língua inglesa e portuguesa selecionando os trabalhos publicados de 2008 a 2018. Materiais e métodos: Apresentamos um caso clínico onde o paciente apresentava fissura transforame unilateral esquerda com agenesia do 22, no qual foi feito a queiloplastia e palatoplastia com 3 e 12 meses de nascido respectivamente, como preconizado na literatura, e o tratamento Ortodôntico pré-enxerto por meio de expansão palatina diferenciada, antes da irrupção dos caninos permanentes, corrigindo a forma do arco superior do paciente para receber o enxerto e consequentemente possibilitar que o canino irrompesse nessa região enxertada. Resultados: O tratamento Ortodôntico pré-enxerto e consequentemente o enxerto ósseo alveolar secundário, quando realizado na época certa, possibilita a irrupção do canino ou pré-canino no lugar do lateral, evitando o tratamento protético. Foi o que ocorreu no caso relato, onde o paciente foi tratado seguindo o protocolo e épocas descrito na literatura no qual foi estabelecido pelo Hospital de reabilitação de anomalias craniofacial da USP de Bauru (Centrinho), centro de referência no tratamento de pacientes fissurados. Conclusão: Sabe-se que pacientes portadores de fissuras labiopalatinas são mais suscetíveis a alterações dentárias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Augusto Sarmento da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Odontologia, Ortodontia

Danila Bezerra de Moura, Centro Universitário Tiradentes

Odontologia, Ortodontia

José Leandro Santos da Silva Filho, Centro Universitário Tiradentes

Odontologia, Ortodontia

Jady Borges Machado de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes

Odontologia, Ortodontia

Maykon David Santos Silva, Centro Universitário Tiradentes

Odontologia, Ortodontia

Hibernon Lopes Filho, Centro Universitário Tiradentes

Odontologia, Ortodontia

Referências

Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas HRAC-USP. 44.. 2011. Bauru. Anais..São Paulo: Biblioteca Digital da Produção Intelectual – BDPI, 2011. 16.

IBRAHIM, D. et al. Enxerto Ósseo Alveolar Secundário em Paciente Portadores de Fissuras Lábio-Palatais: Um Protocolo de Tratamento.Rev. Fac. Odontol. Lins., v.16, n.2, p. 13-18, 2004.

KUHN, V.D. et al. Fissuras Labiopalatais: Revisão de Literatura. DisciplinarumScientia. Santa Maria, v.13,n.2,p.237-245,2012.

PESSOA, E.A.M. et al. Enxertos Ósseos Alveolares na Fissura Labiopalatina: Protocolos Atuais e Perspectivas Futuras. Rev. Odontal. Univ. São Paulo. 27. n. 1, p. 49-55. jan/abr., 2015.

RIBEIRO, E. M. et al. Atualização sobre o Tratamento multidisciplinar das fissuras labiais e palatinas. RBPS 2005;18(1):31-40.

TRINDADE, I.E.K. Fissuras Labiopalatinas: Uma Abordagem Interdisciplinar. 1. São Paulo: Santos, 2007. 337.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Sarmento da Silva, C. A., de Moura, D. B., da Silva Filho, J. L. S., Machado de Oliveira, J. B., Silva, M. D. S., & Lopes Filho, H. (2020). TRATAMENTO ORTODÔNTICO INTERCEPTATIVO PRÉ-ENXERTO EM PACIENTES FISSURADOS: RELATO DE CASO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11036

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas