ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A FADIGA RELATADA E A CAPACIDADE FUNCIONAL AERÓBICA E QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: UM ESTUDO DE PROTOCOLO

Autores

  • Maria Amanda Lima Araújo Centro Universitário Tiradentes
  • Letícia Soares Soares
  • Vinicius Minatel
  • Ana Carolina Calles

Palavras-chave:

Palavras-chave, Insuficiência renal crônica, fadiga, dissonias.

Resumo

Introdução:Estudos epidemiológicos realizados em vários países demonstraram que a doença renal crônica (DRC) tem prevalência em 7,2% das pessoas acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos com mais de 64 anos, sendo que no Brasil, aproximadamente 10 milhões de pessoas apresentam DRC. A DRC contribui para o aparecimento de diversas complicações nos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, dentre as quais podemos citar a fadiga, a fraqueza muscular e baixa tolerância ao exercício, o que pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios do sono.Objetivos: Determinar a relação entre a fadiga relatada com a capacidade funcional e qualidade do sono apresentada pelos pacientes com DRC em tratamento dialítico em um Hospital de Maceió-AL. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico. Realizado a partir de uma amostra por conveniência de pacientes com DRC em um Hospital em Maceió- AL. Serão incluídos os pacientes de ambos os sexos e de qualquer faixa etária com diagnóstico clínico de DRC que estiverem em tratamento dialítico há pelo menos seis meses. A coleta de dados consistirá da aplicação dos seguintes instrumentos: a) Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), para avaliar a qualidade do sono; b) o questionário STOP-bang para avaliar o risco de desenvolvimento da síndrome de apneia obstrutiva do sono; c) os questionários Dutch Fatigue Scale (DUFS),DutchExertion Fatigue Scale (DEFS) além da escala Fatigue SeverityScale (FSS), que tem como objetivo mensurar a percepção da fadiga relatada; d) o Duke Activity Status Index (DASI), que tem como objetivo avaliar a capacidade funcional aeróbica; e) o Teste do Degrau, utilizado para avaliar a capacidade física, com duração variável, mas com utilizando uma altura fixa do degrau e de um ritmo constante.Resultados: Espera-se com esse estudo, identificar que a presença da fadiga relatada, especialmente nos casos severos, contribui para a redução da capacidade funcional aeróbia e qualidade do sono nos pacientes com DRC em tratamento dialítico, contribuindo para o aumento da morbidade e mortalidade.Conclusão:Os resultados do presente estudo permitirão mostrar que afadiga muscular generalizada e progressiva em DRC são fatores determinantes parao declínio na funcionalidade e qualidade de vida desses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE MENEZES DUARTE, Ricardo Luiz et al. Validação do questionário STOP-Bang para a identificação de apneia obstrutiva do sono em adultos no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 43, n. 6, p. 456-463, 2017.

FINI, Andrea et al. Propriedades psicométricas da Dutch Fatigue Scale e Dutch Exertion Fatigue Scale: versão brasileira. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 216-221, 2010.

SILVA, Viviana Rugolo Oliveira e. Efeito do treinamento físico na qualidade de vida, capacidade funcional e fatores de risco cardiovascular nos portadores de doença renal crônica em tratamento conservador. 2013. 59 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Dia Mundial do Rim. Disponível em: <http://arquivos.sbn.org.br/pdf/release.pdf>. Acesso em: 27 de novembro de 2018.

PASSOS, Muana HP et al. Confiabilidade e validade da versão brasileira do Índice de Qualidade do Sono De Pittsburgh em adolescentes. Jornal de Pediatria, v. 93, n. 2, 2017.

PESSOA, Bruna V. et al. Validity of the six-minute step test of free cadence in patients with chronic obstructive pulmonary disease. Brazilian journal of physical therapy, v. 18, n. 3, p. 228-236, 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Araújo, M. A. L., Soares, L. . S., Minatel, V., & Calles, A. C. (2020). ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A FADIGA RELATADA E A CAPACIDADE FUNCIONAL AERÓBICA E QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: UM ESTUDO DE PROTOCOLO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11034

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas