REPERCUSSÕES CLÍNICO-FUNCIONAIS NA VIDA DO PACIENTE DIALÍTICO DECORRENTE À GLOMERULONEFRITE PÓS-ESTREPTOCÓCICA.

Autores

  • Priscila Santos Cardoso UNIT

Palavras-chave:

, Glomerulonefrite pós-estreptocócica, hemodiálise, insuficiência renal.

Resumo

INTRODUÇÃO:A infecção por estreptococos pode trazer como resultado a Glomerulonefrite Pós-Estreptocócica (GNPE) que é uma patologia renal autoimune, que geralmente apresenta-se semanas após uma infecção. A cepa responsável  é o streptococcus pyogenes beta-hemolítico do grupo A. É o tipo de glomerulonefrite mais comum, acometendo principalmente crianças do sexo masculino. Apresenta clínica variada, podendo evoluir para cura. OBJETIVO: Relatar como o tratamento dialítico interfere na qualidade de vida do paciente acometido por GNPE. METODOLOGIA: foi utilizado como bases de dados sites de busca Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, NCBI Pubmed e livros do acervo da Biblioteca online do Centro Universitário Tiradentes -AL. RESULTADOS E DISCUSSÃO: o paciente apresenta: hematúria macroscópica,edema, hipertensão e sinais de hipervolemia. Em geral, a resolução da GNPE é espontânea com retomada da diurese em uma a duas semanas e da creatinina sérica em quatro semanas. A principal complicação de um insuficiente renal devido à hemodiálise são alterações dos índices pressóricos e desequilíbrio hidroeletrolítico. CONCLUSÕES: A GNPE é uma afecção com bom prognóstico variando de acordo com a faixa etária. Contudo, cerca de 1% apresenta mal prognóstico necessitando de hemodiálise. Nesse sentido, reflexões sobre os fatores que mais interferem na qualidade de vida desses pacientes permitem a promoção integralizada de um cuidado mais planejado ao paciente pela equipe multidisciplinar de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Santos Cardoso, UNIT

2.00.00.00-1 - Ciências da saúde 4.01.00.00-6 Medicina

 

Referências

RIELLA, M.C.Princípios de Nefrologia e Distúrbios Hidro- eletrolíticos. 5ª ed. Rio de Janeiro,Guanabara Koogan. 2010; 396-399.

Ribeiro, R.C.H.M. et al. Caracterização e etiologia da insuficiência renal crônica em unidade de nefrologia do interior do Estado de São Paulo. Acta paul. enferm. vol.21 no.spe São Paulo,2008.

Hemodiálise. Disponível em: <https://sbn.org.br/publico/tratatamentos/hemodialise/> Acesso em: 07 de outubro de 2018.

Elias,R.M.& Castro, M.C.M.Clínica Médica, vol.3: doenças hematológicas, ocologia, doenças renais.2ª ed.Barueri, SP.Manole, 2016;681-694.

CASTRO, M. D. et al. Qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise avaliada através do instrumento genérico SF-36. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 49, n. 3, jul./set. 2003.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Cardoso, P. S. (2020). REPERCUSSÕES CLÍNICO-FUNCIONAIS NA VIDA DO PACIENTE DIALÍTICO DECORRENTE À GLOMERULONEFRITE PÓS-ESTREPTOCÓCICA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11032

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas