ANÁLISE SENSORIAL: PROMOVENDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA

Autores

  • Lina Malta Lamenha

Palavras-chave:

Alimentação saudável. Degustação. Educação Nutricional.

Resumo

Os maus hábitos alimentares tendem a fazer parte do cotidiano na vida universitária, podendo causar sobrepeso, obesidade e outros agravos crônicos não transmissíveis. Estudos apontam que uma das causas descritas por esse público para justificar os maus hábitos e a falta de tempo, pois prioriza-se a demanda acadêmica, negligenciando o planejamento alimentar saudável. Nesse contexto, é comum o consumo de alimentos industrializados e de fácil preparo. Como estratégia de enfrentamento a esses hábitos pode-se fomentar o consumo de receitas saúdaveis é de fácil preparo, todavia para que haja adesão o ideal é que haja avaliação da receita. Uma das técnicas de avaliação e a análise Sensorial (A.S) é uma ciência usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Nesse sentido, a pesquisa objetivou avaliar o perfil alimentar de estudantes universitários de arquitetura e, promover  educação nutricional através da A.S. de uma receita saudável. A coleta de dados foi realizada em estudantes de 20-30 anos de ambos os sexos do curso de arquitetura do 8º período do Centro Universitário Tiradentes. No primeiro momento foi realizado o auto preenchimento de questionários para avaliação de perfil alimentar. Posteriormente, realizou-se uma palestra instrutiva, associada a uma apresentação dinâmica para consolidar o aprendizado, seguindo com aplicação da A.S, através de degustação, de preparações nutritivas e saudáveis com formas de preparo diferentes do cotidiano e de fácil acesso, sendo eles: bolo de milho sem glúten e sem lactose, pão de queijo de inhame, waffle de goma de tapioca, bolinho de espinafre e empadinha de queijo com tapioca. Os critérios de avaliação das preparações foram: cor, aroma e sabor. As preparações ofertadas foram avaliadas de 1 a 9, sendo o bolo de milho e o waffle os com maior índice de aceitação.Avaliando todas as prearações observou-se uma aprovação de 77% do total de alimento (Cor: 70%; Aroma 82%; Sabor 80%). Dessa maneira, o presente projeto conquistou a ampliação dos conhecimentos dos alunos, que se propuseram a realizar mudanças positivas sobre alimentação e hábitos alimentares saudáveis, enriquecendo a curiosidade em alimentos práticos, de fácil acesso e baixo custo financeiro. A medida com que o projeto tomava forma, evidenciou-se a todos que participaram a importância de uma alimentação e hábitos saudáveis, ampliando a curiosidade e o conhecimento em aprender novas medidas de preparo de alimentos mais saudáveis


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MACHADO, Norton Cruz; FERREIRA, Karla Cristina Alecio; SOCORRO, Tatiana Carvalho. Hábitos alimentares de estudantes de uma universidade privada no nordeste do brasil. semana de pesquisa da universidade tiradentes - sempesq , [S.L.], v. 01, n. 18, p.111-222, fev. 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/sempesq/article/view/4256>.Acesso em: 05 mar. 2018.

SANTOS, A. K. G. V. dos. et al. Qualidade de vida e alimentação de estudantes universitários que moram na região central de São Paulo sem a presença dos pais ou responsáveis. Rev. Simbio-Logias, v.7, n. 10, p. 76-99, Dez. 2014. Disponível em:< http://goo.gl/y7XuKP >. Acesso em 05 mar. 2018.

TOLONII, M. H. de A. et al. Original introdução de alimentos industrializados e de alimentos de uso tradicional na dieta de crianças de creches públicas no município de são paulo. Revista de nutrição, Campina, v. 24, n. 01, p.111-222, fev. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1415-52732011000100006>.Acesso em: 12 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Lamenha, L. M. (2020). ANÁLISE SENSORIAL: PROMOVENDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11006

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas