O MUTIRÃO DE CITOLOGIA, SUA IMPORTÂNCIA NA DETECÇÃO DE DOENÇAS VULVO-VAGINAIS E A ADESAÕ DE MULHERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
Citologia, colo de útero, doenças vulvo-vaginais.Resumo
Na semiologia ginecológica, uma das etapas de grande importância é o exame citológico, que compreende o estudo das paredes vaginais, assim como do colo do útero, servindo como detector precoce do câncer de colo de útero a partir da análise histológica dos conteúdos cervicais recolhidos. Além disso, é ainda um exame que consegue diagnosticar doenças que acometem a vulva, paredes vaginais e até mesmo o colo uterino, como é o caso de gardnerella, candidíase, tricomoníase e outras.
Downloads
Referências
BEAUCHAMP, T. L.; CHILDRESS, J. F. Principles of biomedical ethics. 4 . ed. Oxford: Oxford University Press, 1994.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Caderno de Atenção Domiciliar. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Volume 2)
______. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 2.527, de 27 de outubro de 2011. Redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 out. 2011. Seção 1. p. 44.
______. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM nº 2.439, de 8 de dezembro de 2005. Institui a Política Nacional de Atenção Oncológica: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas da região. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 2005. Seção 1. p. 80-81.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. Brasília, 2008. (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
Ferlay J, Soerjomataram I, Dikshit R, Eser S, Mathers C, Rebelo M, et al. Cancer incidence and mortality worldwide: sources, methods and major patterns in GLOBOCAN 2012. Int J Cancer. 2015;136(5):E359-86.
Gamarra CJ, Valente JG, Silva GA. Correction for reported cervical cancer mortality data in Brazil, 1996-2005. Rev Saude Publica. 2010;44(4):629-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.