A Utilização Da Plataforma Semissubmersível no Brasil: Um Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Social

Autores

  • Claudio Silva de Melo Filho Centro Universitário Tiradentes
  • Paulo Sérgio Lins da Silva Filho Centro Universitário Tiradentes
  • Jaqueline Silva Albuquerque da Guia Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Petrobras, Petróleo, Royalties.

Resumo

Com a descoberta de reservatórios de petróleo em grandes profundidades no litoral brasileiro, o investimento em plataformas semissubmersíveis aumentou. Atualmente, a PETROBRAS detém a maior frota desse tipo de plataforma no mundo. A plataforma semissubmersível é uma plataforma flutuante estabilizada por colunas, mantendo sua posição automaticamente por um sistema de posicionamento dinâmico ou pode ser ancorada no solo marinho. São as mais utilizadas para a exploração de poços exploratórios. Ela pode operar em lâminas d’água com mais de 2.000 metros de profundidade. Possui atividades de produção e perfuração, sendo que algumas são voltadas somente para produção e outras só para perfuração. O seu controle de poços é feito no fundo do mar e ela não possui capacidade de armazenamento. O escoamento da produção ocorre através de oleodutos ou armazenamento em navios e posterior descarregamento nos terminais. A maior vantagem desse tipo de plataforma é que ela é especialmente projetada para ter pouco movimento (PETROBRAS, 2014). A partir de pesquisas online e livros da área, foram recolhidos dados para mostrar as características de uma plataforma semissubmersível e associar a sua utilização no mar brasileiro as consequências que ela causa na economia e na sociedade. Essa plataforma tem grande importância para o país, visto que é a partir dela que o petróleo do pré-sal é extraído. A comercialização desse petróleo é o que gera a compensação financeira paga pelas empresas após a exploração de petróleo (royalties), e ajuda a impulsionar a economia, custear os serviços públicos, como saúde e educação, e em muitos casos são essenciais para os locais que têm na atividade exploratória sua principal fonte de renda. Com a volta dos leilões de petróleo, em especial as rodadas de pré-sal, a expectativa é de que esses recursos voltem a gerar benefícios para a sociedade. A alíquota sobre a produção, tanto no caso do petróleo quanto do gás natural, é de 15% (GOVERNO DO BRASIL, 2017). Pode-se concluir que a plataforma semissubmersível é essencial para a exploração petrolífera brasileira e no desenvolvimento econômico do país, pois é a partir dela que o petróleo é extraído para ser comercializado, onde os recursos gerados servem para financiar serviços básicos essenciais para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Silva de Melo Filho, Centro Universitário Tiradentes

Graduando em Engenharia de Petróleo pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL).

Paulo Sérgio Lins da Silva Filho, Centro Universitário Tiradentes

Graduando em Engenharia de Petróleo pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL). Atualmente é Diretor de Comunicação Social do Capítulo Estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) da UNIT-AL.

Jaqueline Silva Albuquerque da Guia, Centro Universitário Tiradentes

Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), onde trabalhou como aluna bolsista da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), desenvolvendo a pesquisa de catalisadores eficientes para Hidrotratamento de cargas de petróleo (2003-2005) o que lhe conferiu alguns artigos completos e resumos publicados em anais de congressos nacionais na área do Petróleo. Possui especialização em Petróleo, Gás e Biocombustíveis e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Atuou como professora do Curso de Formação Profissional em Petróleo e Gás da Inform Cursos Profissionalizantes, na cidade de Pilar (AL) (2010-2011) e como professora substituta do Instituto Federal de Alagoas, pela coordenadoria de Química, ministrando disciplinas de engenharia e química nos cursos: Técnico em Química, Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos (2010-2012). Desde Janeiro de 2014, é coordenadora do curso de Engenharia de Petróleo do Centro Universitário Tiradentes e a partir de 18 de Dezembro de 2015 tornou-se professora adjunta I da mesma Instituição, lecionando disciplinas específicas da área de Engenharia de Petróleo como: Perfuração de Poços, Desenvolvimento de Sistemas de Produção Petrolífera, Práticas de Engenharia de Petróleo I e II, Termodinâmica e Fluidos de Perfuração e Completação.

Referências

GOVERNO DO BRASIL. Lucros do pré-sal vão resultar em mais investimentos em educação e saúde. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/10/lucros-do-pre-sal-vao-resultar-em-mais-investimentos-em-educacao-e-saude> Acesso em: 26 de outubro de 2018.

PETROBRAS. Tipos de plataforma. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/infograficos/tipos-de-plataformas/desktop/index.html> Acesso em: 27 de maio de 2018.

THOMAS, José Eduardo. Fundamentos de Engenharia de Petróleo: 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

TNPETRÓLEO. Samsung finaliza construção da maior plataforma semissubmersível do mundo. Disponível em: <http://tnpetroleo.com.br/noticia/samsung-finaliza-construcao-da-maior-plataforma-semissubmersivel-do-mundo/> Acesso em: 27 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Silva de Melo Filho, C., Lins da Silva Filho, P. S., & Silva Albuquerque da Guia, J. (2020). A Utilização Da Plataforma Semissubmersível no Brasil: Um Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Social. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10988

Edição

Seção

Ciências Exatas