A Utilização Da Plataforma Semissubmersível no Brasil: Um Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Social
Palavras-chave:
Petrobras, Petróleo, Royalties.Resumo
Com a descoberta de reservatórios de petróleo em grandes profundidades no litoral brasileiro, o investimento em plataformas semissubmersíveis aumentou. Atualmente, a PETROBRAS detém a maior frota desse tipo de plataforma no mundo. A plataforma semissubmersível é uma plataforma flutuante estabilizada por colunas, mantendo sua posição automaticamente por um sistema de posicionamento dinâmico ou pode ser ancorada no solo marinho. São as mais utilizadas para a exploração de poços exploratórios. Ela pode operar em lâminas d’água com mais de 2.000 metros de profundidade. Possui atividades de produção e perfuração, sendo que algumas são voltadas somente para produção e outras só para perfuração. O seu controle de poços é feito no fundo do mar e ela não possui capacidade de armazenamento. O escoamento da produção ocorre através de oleodutos ou armazenamento em navios e posterior descarregamento nos terminais. A maior vantagem desse tipo de plataforma é que ela é especialmente projetada para ter pouco movimento (PETROBRAS, 2014). A partir de pesquisas online e livros da área, foram recolhidos dados para mostrar as características de uma plataforma semissubmersível e associar a sua utilização no mar brasileiro as consequências que ela causa na economia e na sociedade. Essa plataforma tem grande importância para o país, visto que é a partir dela que o petróleo do pré-sal é extraído. A comercialização desse petróleo é o que gera a compensação financeira paga pelas empresas após a exploração de petróleo (royalties), e ajuda a impulsionar a economia, custear os serviços públicos, como saúde e educação, e em muitos casos são essenciais para os locais que têm na atividade exploratória sua principal fonte de renda. Com a volta dos leilões de petróleo, em especial as rodadas de pré-sal, a expectativa é de que esses recursos voltem a gerar benefícios para a sociedade. A alíquota sobre a produção, tanto no caso do petróleo quanto do gás natural, é de 15% (GOVERNO DO BRASIL, 2017). Pode-se concluir que a plataforma semissubmersível é essencial para a exploração petrolífera brasileira e no desenvolvimento econômico do país, pois é a partir dela que o petróleo é extraído para ser comercializado, onde os recursos gerados servem para financiar serviços básicos essenciais para a população.Downloads
Referências
GOVERNO DO BRASIL. Lucros do pré-sal vão resultar em mais investimentos em educação e saúde. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/10/lucros-do-pre-sal-vao-resultar-em-mais-investimentos-em-educacao-e-saude> Acesso em: 26 de outubro de 2018.
PETROBRAS. Tipos de plataforma. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/infograficos/tipos-de-plataformas/desktop/index.html> Acesso em: 27 de maio de 2018.
THOMAS, José Eduardo. Fundamentos de Engenharia de Petróleo: 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
TNPETRÓLEO. Samsung finaliza construção da maior plataforma semissubmersível do mundo. Disponível em: <http://tnpetroleo.com.br/noticia/samsung-finaliza-construcao-da-maior-plataforma-semissubmersivel-do-mundo/> Acesso em: 27 de maio de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.