VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DO CAPIM VETIVER EM CONTENÇÃO DE ENCOSTAS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ
Palavras-chave:
Bioengenharia, Mecânica dos solos, Tecnologia sustentávelResumo
A partir da década de 1950, devido aos avanços tecnológicos e os incentivos a modernização, o crescimento urbano foi desordenado, acarretando assim o êxodo rural. Nessa fase de tumulto um problema foi criado: não havia espaço suficiente para acomodar toda a população fazendo com que as grandes cidades supervalorizassem os terrenos, obrigando a população procurar preços mais acessíveis. Assim surge as periferias, onde as ocupações são intensificadas em ambientes de risco, com construções precárias e sem planejamento habitacional. Todas essas questões têm sido amplamente debatidas nos dias de hoje, despertando o interesse de pesquisadores e estudiosos do mundo todo. Partindo do pressuposto de que os problemas devem ser solucionados, nos deparamos com os moradores da Comunidade São Rafael, localizada no Jacintinho, parte baixa de Maceió - Alagoas, que vivem em constante alerta devido a presença das várias encostas localizadas nas proximidades das suas casas. Pertinente a sua dinâmica natural e principalmente pelos fatores de ordem antropogênica, as encostas são caracterizadas como áreas extremamente propícias a deslizamentos. A bioengenharia é uma técnica que mira a utilização da vegetação, onde as raízes atuam como fibras que aumentam a resistência o solo. O capim vetiver tem mostrado resultados eficazes na estabilização de taludes. É uma planta aromática da família Proceae que chega a atingir 2 m de altura e suas raízes podem penetrar até 3 m de profundidade. O Trabalho tem o objetivo de criar uma proposta de melhoria na qualidade de vida desses moradores, serão investigados os benefícios associados a implantação do capim no local, afim de aprofundar conhecimentos da equipe sobre os sistemas de contenção sustentáveis, aplicando o capim vetiver como contenção economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correta. Por intermédio de uma visita à Comunidade, foram feitas algumas entrevistas com os moradores locais, afim de descobrir quais as áreas eram mais afetadas com os deslizamentos de terra. Através de entrevistas semiestruturadas foi possível a identificação da zona a qual seria voltada esta pesquisa. Por conseguinte, foi coletada uma amostra de solo e encaminhada a um laboratório especializado em análises químicas, a fim de compreender um pouco mais sobre suas propriedades físicas e sobre sua resistência, com o intuito de saber com qual tipo de sedimento se trabalharia e quais suas necessidades. Após ser entregue o resultado, foi possível constatar que o solo se encontra bastante deteriorado e não se apresenta em boas condições para a segurança da comunidade, sendo necessário realizar procedimentos de correção de acidez e nutrição do solo a fim de recuperar o mesmo.Downloads
Referências
BARBOSA, Michele Cristina Rufino; LIMA, Hernani Mota de. Resistência ao cisalhamento de solos e taludes vegetados com capim vetiver. [2012?]. 1 p. Parte da tese de doutorado da primeira autora (Doutoranda em Geotecnia pelo Núcleo de Geotecnia - NUGEO)- Escola de Minas, UFOP, Campus Universitário, Rev. Bras. Ciênc. Solo. Viçosa MG, 2013. vol.37. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000100012>. Acesso em: 04 ago. 2018.
GUERRA, Antonio; SILVA, Antonio; BOTELHO, Rosangela. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. p.101. Editora Bertrand Brasil LTDA. Rio de Janeiro, 2014.
LEPSCH, Igor F. Formação e conservação dos solos. 2º edição. ed. [S.l.]: Oficina de Textos, 2010. 216 p.
MARTINS, Karla Gonçalves. Expansão urbana desordenada e o aumento dos riscos ambientais à saúde humana: o caso brasileiro. 2012. 65 f. monografia de graduação (Bacharelado em Gestão Ambiental)- Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2012. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4135/1/2012_KarlaGoncalvesMartins.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2018.
SABINO, A. R. Uso de capim Vetiver na estabilização de taludes de corte rodoviários: estudo de caso. 2016. 80 f. Monografia – Faculdade Santa Rita, Minas Gerais, 2016.
SANTOS, J. R. U; SANTOS, Edilsa; SANTOS, Everson; MELO, N. A. Áreas suscetíveis a risco geomorfológicos no contexto das encostas urbanas: o caso das encostas de um bairro de Maceió (AL). 2014. 12 f. Artigo – VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, Espírito Santo, 2014.
TORRES, Fabio. A importância dos corretivos e fertilizantes no manejo agronômico de lavouras. 2007. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/a-importancia-dos-corretivos-e fertilizantes-no-manejo-agronomico-de-lavouras_385052.html>. Acesso em: 04 set. 2018.
QUITO, V. S. Estudo sobre a influência das raízes do capim Vetiver na permeabilidade de um solo tropical compactado. 2014. 90 f. Monografia – Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.