MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO EM UMA PLANTA DIDÁTICA MODELO XL-33 UTILIZANDO A EQUAÇÃO DE BERNOULLI

Autores

  • Ianara Bomfim Luz Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Lucas Almeida Argôlo Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Thaina Chagas Melo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Automação, Bernoulli, Controle.

Resumo

A sociedade vive o avanço tecnológico, mais especificamente em relação ao meio industrial com o desenvolvimento da automação. Além disso, pode-se notar que a área de controle e automação tem aumentado significativamente em seus processos industriais, tendo como principal finalidade maximizar a produção e a redução dos custos. Deste modo, para alcançar a máxima eficiência na produção usualmente são empregadas nas indústrias malhas e algoritmos de controle, para garantir que o sistema opere dentro de um padrão plausível. Assim, são utilizadas as plantas didáticas que emulam em menor escala processos industriais, esta é uma ferramenta poderosa na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, e desta forma é possível constatar dados obtidos através do fluido presente (água) na planta para a obtenção da modelagem matemática em um sistema de automação cujo modelo é o XL-33, utilizando a Equação de Bernoulli. Ao procedimento são verificados dados referentes aos reservatórios que estão dispostos no modelo instrumental e softwares para configuração e operacional, estes que são desenvolvidos para o controle que possui aplicação utilizando softwares supervisórios como o Elipse Scada, que se comunica com o Controlador Lógico Programável (CLP). Para avaliar os dados, foi estudado os gráficos obtidos através do funcionamento da planta com as informações e procedimentos de controle de nível, temperatura e vazão com as condições nos gráficos de setpoint, variáveis de processo e controle para a obtenção dos dados e assim realizar a substituição na Equação de Bernoulli. Com os resultados obtidos, fora analisado o escoamento do fluido através dos dados referente ao reservatório, como comprimento, altura, largura, volume de água presente no reservatório, a pressão atmosférica de 1 atmosfera e a gravidade de 9,80665 m/s².

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, L. C; CAMARGO, R. F. Equação Diferencial de Bernoulli Fracionária. Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol. 3, N. 2, 2015. Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vitória-ES, 2015.

FERREIRA, Paulo Afonso Junior. Controle digital de malha de nível de uma planta didática industrial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Paraná, 2013.

SOUZA, P. H. A. I. Apresentação dos cálculos para seleção de bomba para sistema de reaproveitamento de água de poços artesianos. Projeto de Graduação apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica. Rio de Janeiro, 2014.

LOPES, Wilson. Velocidade de escoamento horizontal de água por um conduto. Departamento de Física. Universidade Guarulhos Guarulhos, São Paulo,2010.

TAVARES, A. R.; OLIVEIRA, G. A. Automação de Planta Piloto industrial de tanques acoplados quádruplos. Trabalho de Graduação. Brasília, 2015.

NEVES, Max Rothe et al. Metodologia para a construção de protótipos didáticos para os cursos de controle e automação de sistema. XXXII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Brasília, 2004.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Luz, I. B., Argôlo, L. A., & Melo, T. C. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO EM UMA PLANTA DIDÁTICA MODELO XL-33 UTILIZANDO A EQUAÇÃO DE BERNOULLI. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10972

Edição

Seção

Ciências Exatas