A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DE MEDICINA A RESPEITO DA VISITA DOMICILIAR NA ESF

Autores

  • Laura Beatriz da Costa Araújo Centro Universitário Tiradentes
  • Beatriz de Jesus Leal Faria Centro Universitário Tiradentes
  • Karinne Simões da Cruz Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Larissa Barbosa Caldas Costa Centro Universitário Tiradentes
  • Meyrielle Santana Costa Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Visita domiciliar, Estratégia de saúde da família, Educação em saúde

Resumo

Resumo: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) visa promover a qualidade de vida da população brasileira, para isso a visita domiciliar é um instrumento fundamental para a execução das ações desenvolvidas pelos profissionais da ESF. Acadêmicas de medicina potencializam essa vivência ao contribuir para a análise da realidade social de maneira holística. Nesse sentido, juntamente com a equipe da ESF do território adstrito do Vale do Reginaldo, as acadêmicas de medicina puderam vivenciar os desafios da visita domiciliar. As visitas foram programadas conjuntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) visando identificar as demandas da saúde que existem no território. As acadêmicas puderam contribuir com essa proposta de atendimento integral e humanizado, registrando a execução da conversa com a comunidade. Tal ação possibilitou ao grupo identificar posturas da sociedade com relação ao contato interpessoal entre a equipe da ESF e a comunidade, e também, proporcionou importantes discussões sociais a respeito do discurso preventivo dos profissionais com relação a saúde da população, e a percepção da importância da visita domiciliar para um maior monitoramento da saúde da comunidade como forma de legitimar a prevenção e a promoção da saúde, principalmente, com ações educativas e humanizadas. A ação possibilitou as acadêmicas de medicina mobilizarem habilidades de comunicação, com ênfase na educação em saúde, além de promover uma articulação entre o ensino e as demandas de saúde da população atendida. Nesse sentido, a visita domiciliar é um instrumento de articulação entre teoria e prática. Abstract: The Family Health Strategy (ESF) aims to promote the quality of life of the Brazilian population, for which the home visit is a fundamental instrument for the execution of the actions developed by ESF professionals. Academics of medicine enhance this experience by contributing to the analysis of social reality in a holistic way. In this sense, together with the ESF team from the territory of Reginaldo Valley, medical students were able to experience the challenges of home visits. The visits were planned together with the Community Health Agents (ACS) to identify the health demands that exist in the territory. The scholars were able to contribute with this proposal of integral and humanized care, recording the execution of the conversation with the community. This action enabled the group to identify societal postures regarding the interpersonal contact between the ESF team and the community, and also provided important social discussions about the preventive discourse of professionals with regard to the health of the population, and the perception of the importance of the home visits for a greater monitoring of community health as a way to legitimize prevention and health promotion, especially with educational and humanized actions. The action enabled the medical students to mobilize communication skills, with emphasis on health education, in addition to promoting an articulation between teaching and the health demands of the population served. In this sense, the home visit is an instrument of articulation between theory and practice.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Araújo, L. B. da C., Leal Faria, B. de J., da Cruz Santos, K. S., Caldas Costa, L. B., & Costa, M. S. (2020). A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DE MEDICINA A RESPEITO DA VISITA DOMICILIAR NA ESF. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10971

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas