FRENECTOMIA LINGUAL PARA RESTITUIÇÃO FONO-MOTRICIAL DA LÍNGUA: RELATO DE CASO.

Autores

  • Danila Bezerra de Moura Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Anquiloglossia, Procedimentos Cirúrgicos Bucais, Freio lingual.

Resumo

Introdução: O freio lingual é uma estrutura anatômica localizada entre o ventre da língua e o assoalho bucal, o qual implica diretamente nas características funcionais e fonéticas da língua, tais quais: fonação, sucção e deglutição. Alterações na inserção dessa estrutura podem ocasionar anomalias como a anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa, sendo caracterizada por alteração no freio da língua que resulta em limitações dos movimentos dessa estrutura, prejudica o aleitamento materno, mastigação, deglutição e, por fim, altera a aquisição e produção de alguns sons na fala ou até mesmo em comprometimentos sociais. Essa da restrição da motricidade da língua, impede a sua projeção e consequentemente provocando impactos 5anatômico-funcionais ao paciente. Objetivo: O objetivo desse trabalho é relatar a eficiência através de um caso cirurgia de frenectomia lingual para restituição fono-motricial da língua. Materiais e Métodos: Paciente do gênero masculino, leucoderma, sete anos de idade, foi encaminhado para Clínica de Odontopediatria - UNIT/AL para tratamento de anquiloglossia. Durante a anamnese o paciente relatou sofrer bullying na escola devido a sua dificuldade na dicção de algumas palavras. Foram realizados alguns testes para conclusão diagnóstica, observando restrição da motricidade lingual, sendo expressada através da dificuldade de projetá-la superiormente e anteriormente. Esta última projeção dando formato de coração ao ápice lingual. A partir de todos esses achados, o freio lingual foi classificado como curto e foi elaborado o planejamento cirúrgico, seguindo todos os princípios antissépticos. Decorreu-se com anestesia, imobilização da língua com fio de sutura, seccionamento do freio e sutura em pontos isolados no ventre da língua. Resultados: No pós-operatório imediato foi observado eficiência na projeção e elevação da língua, além do freio expressar-se centralizado no ventre da língua e não mais no ápice. Conclusão: A frenectomia, quando bem indicada, é eficiente para melhorar a motricidade lingual, a postura da língua, funções orais e da comunicação, contribuindo para um melhor desenvolvimento psíquico e emocional da criança, visto que, com a restituição dos movimentos exercidos pela língua, a fonética e a dicção de palavras derivadas do “r” são melhoradas, quando não melhoradas necessita de um tratamento e acompanhamento com Fonoaudiólogo. Sendo assim, pode-se enfatizar a necessidade da atuação multidisciplinar entre a Fonoaudiologia e a Odontopediatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danila Bezerra de Moura, Centro Universitário Tiradentes

Liga Acadêmica de Oodntopediatria do Centro Universitário Tiradentes/Odontologia.

Referências

DUQUE, C. Odontopediatria: uma visão contemporânea. São Paulo: Santos, 2013. 698p.

GOMES, E. et al. Freio lingual: abordagem clínica interdisciplinar da Fonoaudiologia e Odontopediatria. REV ASSOC PAUL CIR DENT 2015;69(1):20-4.

SILVA, H.L. et al. Frenectomia: revisão de conceitos e técnicas cirúrgicas. SALUSVITA, Bauru, v. 37, n. 1, p. 139-150, 2018.

RIBEIRO, F.P. et al. Frenectomia lingual em paciente pediátrico: relato de caso. Revista da AcBO-ISSN 2316-7262, 5(1).

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Moura, D. B. (2020). FRENECTOMIA LINGUAL PARA RESTITUIÇÃO FONO-MOTRICIAL DA LÍNGUA: RELATO DE CASO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10955

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas