AS NARRATIVAS DO HOMEM NORDESTINO NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO IMAGINÁRIO DURANDIANO

Autores

  • Mateus Marques de Albuquerque Borges UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

cidadania, cinema, direitos humanos, masculinidades, imagens.

Resumo

A pesquisa possui como objetivo identificar os arquétipos estruturadores das obras “A Praia do Futuro”, “Tatuagem” e “Cidade do Futuro”. A metodologia para a análise das obras e seus elementos é a mitocrítica, e decorre dos trabalhos desenvolvidos Gilbert Durand. Nos filmes considerados existe uma dominância de imagens que remetem à ideia de abrigo, bem como de constelações simbólicas que remetem ao campo da intimidade, sempre negociada em meio aos entraves afetivos e políticos da sociedade. As pautas de violência e perseguição perpetradas pelas ações de agentes externos aos protagonistas, assim, forçam a necessidade de criação desse lugar protetivo em suas vidas, em especial quando da ausência de oferta desses espaços pelo Estado. Adicionalmente, o estudo do Imaginário como meio de produção dos sentidos dessas imagens contribui para a compreensão dos comportamentos simbólicos que moldam a relação entre normas sociais e jurídicas, em especial no campo dos direitos fundamentais – essenciais aos conceitos de cidadania. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Marques de Albuquerque Borges, UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Aluno de iniciação científica, 10º período.

Referências

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 4ª ed. Recife: FJN; Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 2009.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: 4ª edição: Martins Fontes, 2012

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Albuquerque Borges, M. M. (2020). AS NARRATIVAS DO HOMEM NORDESTINO NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO IMAGINÁRIO DURANDIANO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10953

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC