AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL, QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE SONO DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA, COM E SEM SARCOPENIA

Autores

  • Dandhara Henrique de Farias Centro Universitário Tiradentes - UNIT\AL
  • Bianca Cardoso de Melo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.
  • Ana Carolina do Nascimento Calles Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.
  • Jéssyca Lane Fausto Lira Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica. Sarcopenia. Qualidade de Sono.

Resumo

Introdução:  A doença renal crônica (DRC), caracteriza-se como uma lesão , que apresenta alterações na função renal. Apesar da redução das taxas de mortalidade, no Brasil estima-se que alta prevalência e incidência da doença renal em estágio terminal. Como consequência do processo patológico, os indivíduos apresentam descondicionamento e fraqueza muscular, o que prejudica de forma direta sua capacidade funcional, e qualidade de vida. A qualidade de sono entra neste contexto, por sua relação com a regulação da homeostase do corpo. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional, qualidade de vida e qualidade de sono de pacientes com doença renal crônica, com e sem sarcopenia. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional de caráter transversal, com amostra não-probabilística por conveniência, composta de indivíduos com idade ≥ 60 anos, com diagnóstico de doença renal crônica (DRC), realizando tratamento de hemodiálise em um período ≥ 3 meses, no Centro de hemodiálise do  Hospital Vida,  Maceió-AL. As coletas aconteceram antes da diálise dos pacientes, coletados dados clínicos e antropométricos, como fatores de risco, idade, raça, peso, altura e  índice de massa corpórea (IMC). Seguido da avaliação da força muscular periférica, usando o dinamômetro manual; e desempenho físico, utilizando o teste de caminhada de 10 metros. Para o diagnóstico de sarcopenia, utilizou-se a equação antropométrica de Lee, et.al. 2000, associada a avaliação da força e do desempenho físico. A partir destas variáveis a amostra foi classificada em pré-sarcopenia, sarcopenia moderada ou sarcopenia grave. Após a avaliação inicial, durante o período dialítico, os pacientes foram avaliados quanto a qualidade de vida, através do KDQOL-SFTM; e qualidade de sono, através do índice de Pittsburgh. Os dados foram tabulados em uma planilha do Excel Microsoft ®. Resultados e Discussão: A amostra foi composta por 84 indivíduos, e assim como relatado em demais estudos publicados na área, a predominância foi do sexo masculino (78%). A avaliação da força muscular apresentou redução de 10 pontos em média, do valor predito estimado; enquanto poucos indivíduos demonstraram redução do desempenho funcional pelo teste de velocidade de marcha. Ao tratar-se do diagnóstico fechado de sarcopenia, a partir dos critérios pré-estabelecidos, 31% da amostra atendeu aos critérios de sarcopenia grave ou moderada. Os indivíduos apresentam redução a qualidade de sono, e quando observada a qualidade de vida, notou-se que os critérios de independência funcional demonstraram maiores pontuações. Conclusão: Observou-se que apesar de grande parte da amostra, não possuir o diagnóstico fechado de sarcopenia, os indivíduos apresentam alteração nos demais fatores, como força muscular, qualidade de sono e qualidade de vida, o que pode ocasionar impactos no prognóstico destes indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDRE, T.S.; DUARTE, Y.A.O; SANTOS, J.L.F.; WRONG, R. LEBRÃO, M.L.Prevalence and associated factors of sarcopenia among elderly in Brazil: findings from the study SABE. The Journal of Nutrition Health and Aging. V.18,N. 3, p. 284-90. 2014.

ARAÚJO, P.A.B.; STIESM S.W.; WITTKOP, P.G.; NETTO, A.S.; GONZÁLES, A.I.; LIMA, D.P.; GUIMARÃES, S.N.;ARANHA, E.E.; ANDRADE,A.; DE CARVALHO, T. Índice de qualidade do sono de pittsburgh para uso na reabilitação cardipulmonar e metabólica.Revista Brasileira de Medicina no Esporte – Vol. 21, No 6 – Nov/Dez, 2015.

CRUZ-JENTOFT, A.J.; BAEYENS, J.P.; BAUER, J.M.; BOIRIE, Y.; CEDERHOLM, T.; LANDI, F. et al. Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis: Report of the European Working Group on Sarcopenia in Older People. Age Ageing, v. 39, n. 4, p. 412–423, 2010.

DUARTE, P. S. et al. Tradução e adaptação cultural do instrumento de avaliação de qualidade de vida para pacientes renais crônicos (KDQOL-SF TM). Revista da Associação Médica Brasileira, v. 49, n. 4, p. 375–381, 2003.

KIM C-W; CHANG, Y; SUNG, E; YUN, KE; JUNG, H-S; KO, B-J et al. Sleep duration and quality in relation to chronic kidney disease and glomerular hyperfiltration in healthy men and women. PLoS ONE 12(4): e0175298. 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

de Farias, D. H., de Melo, B. C., Calles, A. C. do N., & Lira, J. L. F. (2020). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL, QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE SONO DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA, COM E SEM SARCOPENIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10949

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC