OCORRÊNCIA PARASITÁRIA EM AMOSTRAS DE COENTRO COMERCIALIZADAS EM OITO PONTOS COMERCIAIS DE MACEIÓ- AL

Autores

  • Andrielly Araujo Santos da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Bruna Lísia Pereira Soares Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Isi Thainá Alves dos Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Isabella Carvalho Alves Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Victor Augusto Gomes de Farias Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Cristhiano Sibaldo de Almeida Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Palavras-Chaves, helmintos, hortaliça, protozoário

Resumo

RESUMO INTRODUÇÃO: O consumo de hortaliças in natura vem aumentando com a procura cada vez maior por hábitos alimentares saudáveis regadas a um índice calórico baixo, elevando a possibilidade de transmissão das parasitoses. As hortaliças podem ser produzidas de modo tradicional ou também pode ser cultivada por meio de métodos agrícolas denominados orgânicos. Os adubos são produzidos utilizando as fezes de animais que contêm: bactérias, helmintos ou protozoários. Além da adubação, outros fatores podem contribuir para a contaminação desta hortaliça, como a água de irrigação que pode ser importante veiculadora de formas evolutivas infectantes de enteroparasitos para a hortaliça. As infecções pelos parasitos ocorrem devido ausência de medidas profiláticas na higiene pessoal e alimentar. OBJETIVOS: O presente estudo teve por objetivo analisar a ocorrência de parasitos intestinais em amostras de coentro comercializadas na cidade de Maceió- AL.  METODOLOGIA: Foram realizadas coletas de amostras de coentro (Coriandrumsativum L) em oito estabelecimentos comerciais, no período de setembro a outubro de 2018, totalizando 8 amostras.As folhas de coentro foram lavadas com água destilada, o líquido resultante da lavagem foi submetido à sedimentação espontânea pelo método de Hoffman, Pons e Janer (HPJ) por aproximadamente 16 horas, o sedimento foi analisado em triplicata. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Observou-se que as amostras de todos os pontos comerciais estudados apresentaram positividade para algum tipo forma parasitária. Os parasitos detectados foram larvas Strongyloides Stercolaris (100%), protozoários Balantidium coli (75%), ovos Ancilostomídeos (62,5%), cistos Entamoeba histolytica (37,5%), Entamoeba coli (25%)e Giardia Lamblia (12,5%).Estes resultados demonstram que é necessário a implantação de medidas higiênico-sanitárias nas fases dos processos de fabricação e distribuição da hortaliça coentro, como também é necessário que o próprio consumidor faça uma profilaxia utilizando um agente descontaminante com intuito de evitar uma futura contaminação por enteroparasitos.


Palavras-Chaves: helmintos, hortaliça, protozoário

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Ailla da Silva; CUNHA NETO, Adelino da; ROSSIGNOLI, Paulo Afonso. Parasitos em alface-crespa (lactuca sativa l.) De plantio convencional, comercializada em supermercados de Cuiabá, Mato grosso, Brasil. Rev. patol. trop, p. 217-229, 2013.

NEVES, D. P.; FILIPPIS, T. Parasitologia Básica. 3ª ed São Paulo: Editora Atheneu, 2014.

NOMURA, Priscila Ruzzon et al. Estudo da incidência de parasitas intestinais em verduras comercializadas em feira livre e supermercado de Londrina. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 36, n. 1Supl, p. 209-214, 2015.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

da Silva, A. A. S., Pereira Soares, B. L., Alves dos Santos, I. T., Alves, I. C., Gomes de Farias, V. A., & de Almeida, C. S. (2020). OCORRÊNCIA PARASITÁRIA EM AMOSTRAS DE COENTRO COMERCIALIZADAS EM OITO PONTOS COMERCIAIS DE MACEIÓ- AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10941

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas