Modelagem Digital e Icônica de uma Caixa Separadora de Óleo

Autores

  • Joabs Francisco de Morais Centro Universitário Tiradentes
  • Pedro Ricardo Oliveira da Luz Centro Universitário Tiradentes
  • Thiago Hugo Soares da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Edergleidson Soares de Oliveira Centro Universitário Tiradentes
  • Paulo Gustavo Silva Lima Centro Universitário Tiradentes
  • Sergio Felipe Eusebio Morais Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

modelo icônico, sketchup, tratamento de efluentes

Resumo

O principal objetivo do uso dos separadores óleo/água se dá em locais que tem elevada potencialidade de contaminação urbana, como postos de gasolina, lava jatos, oficinas automotivas, estacionamentos, restaurantes, lanchonetes, estradas de rodagens entre outros locais que são propícios para que haja a contaminação de petróleo e seus derivados. De acordo com a Norma Brasileira - NBR 14605, a caixa de retenção de óleo (CRO) é utilizada como dispositivo de captação, condução e retenção seletiva que tem como objetivo a remoção de óleo das águas residuais. Para o dimensionamento do material que será utilizado para a construção de uma CRO, é necessário analisar a temperatura do óleo que será armazenado, bem como a vazão de entrada. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA Nº 357/2005, artigo 34, para realizar o descarte de forma correta deste efluente, é necessário seguir a norma e obedecer às condições gerais para seu lançamento nos corpos hídricos, que exige até 20 mg/L de óleo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma modelagem computacional de uma CRO, através do software sketchup.  A partir dessa modelagem, será elaborado um modelo icônico da CRO, visando verificar o seu funcionamento e sua eficiência na retenção de óleo. Além disso, o modelo icônico tem por finalidade ser aplicado como uma ferramenta de apoio didático, ao Centro Universitário Tiradentes, para estudos em laboratórios durante à disciplina de tratamento de águas e efluentes. Esta modelagem computacional foi realizada utilizando o CAD em 3D sketchup. Na sequência, o modelo icônico da CRO foi confeccionado de vidro como material principal. Além disso, foi preparado um efluente sintético composto de materiais graxos, possuindo as características médias do efluente real. A preparação desse efluente e o dimensionamento da CRO foram obtidos a partir de um levantamento bibliográfico de artigos acadêmicos e normas brasileiras de Tomaz (2008), CONAMA Nº 357 (2005), (Caixa..., 2004, p. 10) e NBR 14605 (2000). O tratamento do efluente foi realizado fisicamente, onde foi possível através do modelo icônico visualizar a eficiência da remoção do óleo das águas residuais. Levando-se em conta o que foi observado, conseguimos demostrar o funcionamento completo de uma CRO e obtemos uma eficiência de 50% de remoção de óleo. Além disso o protótipo será doado para os cursos de engenharias para ser utilizado em matérias de tratamento de água e efluentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabs Francisco de Morais, Centro Universitário Tiradentes

Graduação em Engenharia de Petróleo

Pedro Ricardo Oliveira da Luz, Centro Universitário Tiradentes

Graduação em Engenharia de Petróleo

Thiago Hugo Soares da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduação em Engenharia de Petróleo

Edergleidson Soares de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes

Graduação em Engenharia de Petróleo

Paulo Gustavo Silva Lima, Centro Universitário Tiradentes

Graduação em Engenharia de Petróleo

Sergio Felipe Eusebio Morais, Centro Universitário Tiradentes

Graduação em Engenharia de Petróleo

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14605: posto de serviço – sistema de drenagem. Rio de Janeiro, 2000.

Caixa separadora água/óleo – dimensionamento hidráulico. 1. 2004. Disponível em: ftp://ftp2.cemig.com.br/licitaserv/530-R00022/DOC%20TEC/PADR%D5ES%20EL%C9TRICOS,%20ELETROMEC%C2NICOS%20E%20CIVIS/Civil/Caixa_separadora/22000-~2.PDF>. Acesso em: 17 out. 2018.

TOMAZ, Plínio. Manejo de águas pluviais. 1. ed. [S.l.: s.n.], 2008. 62 p. v. 1. Disponível em:<http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/Novos_livros/livro_poluicao_difusa/capitulo36.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Morais, J. F. de, Luz, P. R. O. da, Silva, T. H. S. da, Oliveira, E. S. de, Lima, P. G. S., & Morais, S. F. E. (2020). Modelagem Digital e Icônica de uma Caixa Separadora de Óleo. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10933

Edição

Seção

Ciências Exatas