MUCOCELE LABIAL - RELATO DE CASO EM CRIANÇA DE DOIS ANOS DE IDADE

Autores

  • Dayanna Allys Garrote Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Mucocele, Procedimentos Cirúrgicos Bucais, Odontopediatria

Resumo

Introdução: A mucocele é uma lesão benigna que ocorre em diversas áreas da cavidade bucal, oriunda de desordens das glândulas salivares menores contendo muco em seu interior. Essas lesões são geralmente encontradas em crianças e adultos jovens, sem predileção por gênero e ocorrem devido a traumatismo ou obstrução do ducto excretor. Clinicamente a mucocele apresenta-se como uma vesícula circunscrita, de consistência mole, cor azulada ou translúcida, podendo ser assintomática ou acarretar desconforto durante a alimentação e a fala. Tais lesões podem se romper naturalmente, mas quando se apresentam cronicamente se faz necessária sua remoção, devido ao grande índice de recidivas. A literatura mostra várias opções para o tratamento da mucocele, sendo a excisão total da lesão o tratamento de escolha.  Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de mucocele em uma criança de dois anos de idade, removida através da excisão cirúrgica total da lesão. Descrição do caso: Paciente do gênero feminino, leucoderma, dois anos de idade, trazida pela mãe à Clínica de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. A responsável relatou que há uns 30 dias a criança se queixou de um incômodo no lábio inferior com a presença de uma “bolinha” e que a criança ficava mordendo a lesão e doía quando ela se alimentava, sem alteração sistêmica.  No exame físico intra-oral foi observado um nódulo, com limites nítidos em formato oval, com aproximadamente 5 mm de diâmetro, de consistência firme/fibrosa, de superfície lisa, base séssil, coloração normocrômica e sensibilidade à dor estimulada. Hipótese diagnóstica: mucocele em lábio inferior. Decisão terapêutica: remoção cirúrgica. Inicialmente foi feito o manejo comportamental da criança com a técnica falar-mostrar-fazer, e a paciente foi submetida à aplicação de anestesia local, incisão e remoção cirúrgica total da lesão. Após a exérese, as glândulas salivares acessórias ao redor da lesão foram removidas e todo o material foi fixado em formol a 10% e encaminhada para confirmação no exame histopatológico. Após a cirurgia foram realizadas orientações pós-operatórias, bem como cuidados no local da lesão e prescrição de analgésico. A paciente retornou após sete dias para retirada dos pontos e observou-se cicatrização da mucosa. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico de mucocele. Conclusão: É fundamental o conhecimento do cirurgião-dentista, acerca das características clinicas e opções de tratamento dessas lesões. A excisão cirúrgica total da mucocele se apresentou como uma conduta terapêutica de fácil execução e eficaz, pois até o momento não houve recidiva da lesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRIVELLARO, Jean Sául et al. Mucocele labial: relato de caso em criança de dois anos de idade. Stomatos, v. 13, n. 24, 2007.

DE ALBUQUERQUE, Ana Carolina Lyra et al. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE MUCOCELE LABIAL: RELATO DE CASO. Revista Saúde & Ciência Online, v. 4, n. 1, p. 25-31, 2015.

FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE et al. Terapêutica interdisciplinar na mucocele oral: relato de caso. REVISTA UNINGÁ, v. 31, n. 1, 2017.

GARCIA LEON, Nathalia; MARRUGO PARDO, Gilberto E. Mucocele of the glands of blandin nuhn: a case report. Colombia médica, v. 44, n. 1, p. 46-47, 2013.

KAISER, Karen Martins et al. Mucocele em mucosa de lábio inferior. RGO, v. 56, n. 1, p. 85-88, 2008.

MANFRO, Aline Rosler Grings; MANFRO, Rafael; BORTOLUZZI, Marcelo Carlos. Mucocele em lábio inferior–Relato de caso clínico. Unoesc & Ciência-ACBS, v. 1, n. 2, p. 135-140, 2011.

NUNES, Rafaela Gaião et al. Tratamento de mucocele de subtipo de extravasamento através de biópsia excisional em lábio inferior. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 6, 2018.

ROCHA, Amanda Leal et al. Tratamento da mucocele com a técnica da micromarsupialização modificada. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, v. 67, n. 4, p. 268-271, 2013.

SILVA, M. P. et al. DCCl o25-Manejo de mucocele em odontopediatria: relato de caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 6, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Garrote, D. A. (2020). MUCOCELE LABIAL - RELATO DE CASO EM CRIANÇA DE DOIS ANOS DE IDADE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10931

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas