AVALIAÇÃO PRELIMINAR DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE UMA UNIDADE EXPERIMENTAL PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES SANITÁRIOS UTILIZANDO MEMBRANAS NANOCERÂMICAS.

Autores

  • Olibio Victor Pimentel Mendes Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Biorreator, Efluente Doméstico, Tratamento de Efluentes.

Resumo

Uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE tem como objetivo tratar efluentes para serem lançados adequadamente, tendo como importante instrumento a pesquisa de tecnologias que visem melhorar a eficiência de sistemas descentralizados a fim de manter os padrões de qualidade dos corpos hídricos receptores e mananciais de abastecimento. A unidade experimental utilizada neste estudo, opera no bloco D do Centro Universitário Tiradentes – Campus Amélia Maria Uchoa como um sistema de tratamento secundário destinado à remoção da carga orgânica solúvel presente no esgoto doméstico gerado pela população circulante nesta área da instituição. A unidade consiste de um biorreator suspenso, que utiliza membranas de substrato impregnadas com um gel nanocerâmico que fornece áreas de crescimento para que os micro-organismos se desenvolvam formando um biofilme imobilizado. O presente estudo tem como objetivo avaliar as condições para a operação do sistema de tratamento considerando as variáveis: vazão, tempo de recirculação e eficiência do sistema (DBO). O sistema funciona com uma bomba centrífuga de 1cv com vazão de 4,2 m3/h instalada em série com uma bomba submersível de 1cv. Testes preliminares de operação com recirculação de 8h apresentaram eficiência de 69% na remoção de DBO, já com uma recirculação de 24h foi obtida eficiência de 64% na remoção de DBO. Os resultados preliminares demonstram o potencial do sistema de tratamento com membranas nanocerâmicas para redução da carga orgânica de efluentes domésticos, principalmente se comparados aos sistemas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SILVA, E. Vieira da. Projeto e dimensionamento de uma unidade experimental de tratamento dos efluentes sanitários do Campus Amélia Maria Uchoa, do Centro Universitário Tiradentes. Trabalho de conclusão de curso. Alagoas, 2016

ABNT NBR 13969/97. Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação. Comitê Brasileiro de Construção Civil. Brasília, DF.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Mendes, O. V. P. (2020). AVALIAÇÃO PRELIMINAR DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE UMA UNIDADE EXPERIMENTAL PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES SANITÁRIOS UTILIZANDO MEMBRANAS NANOCERÂMICAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10908

Edição

Seção

Ciências Exatas