SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DOMÓTICA POR COMANDO DE VOZ PARA ADAPTAÇÃO DE AMBIENTE A PORTADORES DE PNE.

Autores

  • Lucas Tenório Toledo

Palavras-chave:

Comunicação, interatividade, acessibilidade.

Resumo

Não é novidade que o homem, desde o início de sua história, vem criando ferramentas para facilitar as atividades do dia a dia. Com o avanço da ciência, tais ferramentas ficam cada vez mais sofisticadas e sua utilidade é, em geral, ampliada para setores diferentes daqueles que motivaram sua criação. Um bom exemplo desse fenômeno pode ser notado na automação, um processo desenvolvido durante a revolução industrial e que inicialmente tinha como objetivo a criação de equipamentos e sistemas capazes de funcionar com a mínima interação humana. Esse processo já bem conhecido no meio industrial se modernizou e criou um novo mercado, o da automação residencial. A automação de uma residência é capaz de trazer não somente comodidade, mas também diversos outros benefícios, como segurança, entretenimento, economia e acessibilidade, e sua implantação, que há poucos anos era exclusividade de cidadãos mais abastados, pode ser feita hoje com custos variáveis,a depender do nível de automação desejado pelo usuário. A popularização  das tecnologias wireless e internet móvel também foram responsáveis para redução significativa dos custos de implantação de tal sistema.Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de automação residencial encarregado de controlar equipamentos domésticos através do comando de voz, beneficiando também pessoas com algum tipo de deficiência física, ou dificuldade de locomoção//apaga essa minha parte se tiver ruim//. A automação residencial pode ser utilizada também como uma grande ferramenta de acessibilidade, facilitando a vida de deficientes físicos.A quantidade de residências que utilizam a automação residencial em prol de pessoas com alguma deficiência física ainda é pequena,o principal fator é a falta de informação a respeito dos benefícios que esta tecnologia proporciona.Residências automatizadas tornam a vida de pessoas que possuem alguma deficiência muito mais práticas e,em alguns casos,praticamente igual à de quem não necessita de tais ferramentas.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MCROBERTS, Michael. Arduino Basico. 2. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2015

OLIVEIRA, Cláudio. ZANETTI, Humberto.Arduino descomplicado: Como Elaborar Projetos de Eletrônica. 1. ed. São Paulo: Editora Érica, 2015.

VOLTRE, Vilmar. C++: Explicado e aplicado. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2016

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Toledo, L. T. (2020). SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DOMÓTICA POR COMANDO DE VOZ PARA ADAPTAÇÃO DE AMBIENTE A PORTADORES DE PNE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10902

Edição

Seção

Ciências Exatas